18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Programação do Movimento Outubro Rosa 2011 em Florianópolis

spot_img

Programação do Movimento Outubro Rosa 2011 em Florianópolis

spot_imgspot_img

Pontos turísticos serão iluminados com a cor rosa durante o mês de outubro. Ações promovidas pela AMUCC têm como objetivo a luta contra o câncer de mama

Um recital com sete corais e 300 vozes abriu a programação do Movimento Outubro Rosa 2011 em Florianópolis, dia 30 de setembro, às 19h, nas escadarias da Catedral Metropolitana. O Movimento, de caráter mundial, é promovido em Florianópolis pela Associação Brasileira de Portadores de Câncer – AMUCC. Participam os corais Encanto, Eletrosul, Vozes do Amanhã, Movimento de Irmãos, Gera Vida Encanto, Nova Direção e Unimed EnCanta. Haverá ainda apresentação da Banda da Polícia Militar.

A mesma data marca a iluminação de monumentos e prédios da cidade com a cor rosa, símbolo mundial do Movimento: figueira da Praça XV de Novembro, Lago das Bandeiras, monumento Sesquicentenário e Beiramar Shopping. Vitrines de lojas da Rua Vidal Ramos também serão decoradas com o tema.

A programação, que vai até 31 de outubro, prevê diversas atividades relativas à conscientização acerca da prevenção, detecção precoce e principalmente sobre a importância da realização da mamografia. Um dos destaques será o início da Campanha de Cirurgias de Reconstrução Mamária.A AMUCC, clínicas e médicos de Florianópolis mobilizam-se para realizar a reconstrução mamária para 35 mulheres mastectomizadas, ou seja, que tiveram as mamas retiradas devido ao câncer. Todas são pacientes do Centro de Pesquisas Oncológicas – CEPON e não têm condições de pagar por uma cirurgia.

As sete primeiras beneficiadas serão operadas de 13 a 15 de outubro, pelo cirurgião plástico Henrique Müller, na Casa de Saúde e Maternidade São Sebastião, com apoio da Sianest Serviços Integrados de Anestesiologia e Allergan. Os profissionais envolvidos na Campanha atuarão gratuitamente. Porém, para as demais despesas, a AMUCC e o Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada – GAMA estão arrecadando recursos. Para isso, realizam oI Festival Solidário de Santa Catarina, com apresentações artísticas e almoço, dia 30 de outubro no C.T.G. Os Praianos, em São José. O lançamento da Campanha de Cirurgias será dia 2 de outubro, no jogo Figueirense X Coritiba, no estádio Orlando Scarpelli. As mulheres beneficiadas pela campanha estarão no estádio, que receberá faixas alusivas à campanha.

Dia 15 de outubro haverá oAbraço Rosa, no Parque de Coqueiros, das 9h às 18h, com distribuição de material informativo à população. Outra data importante para o movimento é 29 de outubro, quando será realizada aCaminhada Rosa, com concentração em frente à Catedral Metropolitana às 10h e caminhada pelas principais ruas do Centro até o Mercado Público e Ticen.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas ainda palestrasin companye abertas ao público. Haverá ainda distribuição de material informativo nos postos de saúde da rede pública municipal. Qualquer pessoa pode contribuir, participando da programação ou adquirindo camisetas e adesivos, cuja venda será revertida para os projetos da AMUCC.

O que é:

O Movimento Outubro Rosa foi criado em 1997 nos Estados Unidos e atualmente é comemorado em todo o mundo. O objetivo é dar visibilidade e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. A marca principal do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa. Em vários países, locais famosos recebem a cor da campanha, como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, na França. No Brasil, são iluminados monumentos como o Cristo Redentor.

Em Florianópolis, o evento surgiu em 2009, por iniciativa da AMUCC. Em 2011, os parceiros da AMUCC no Outubro Rosa são Voluntários em Ação Santa Catarina, Grupo de Apoio a Mulheres Mastectomizadas – GAMA, Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC, Roche, Unimed Grande Florianópolis, Sonitec, Climama Clínica Integrada e Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – FEMAMA.

Os apoiadores do movimento são Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais – MPW, Casa da Mulher Catarina, American Cancer Society, Rotary Florianópolis Atlântico, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – ACIF, FMC, Governo do Estado de Santa Catarina, Coordenadoria Estadual da Mulher, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM – SC, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Saúde da Mulher de Florianópolis, Coordenadoria de Políticas Públicas Municipal para Mulheres, Guarda Municipal, Beiramar Shopping, Koerich, Sesi e Hippo Supermercados.

CENTROS DE SAÚDE QUE VÃO ABRIR AOS SÁBADOS MOVIMENTO OUTUBRO ROSA


CENTROS DE SAÚDE

DATAS (Sábados)

CS ABRAÃO

15/10/2011

CS AGRONÔMICA

TODOS OS SÁBADOS

CS ARMAÇÃO

01/10/2011

CS CENTRO

22/10/2011

CS COLONINHA

22/10/2011

CS FAZENDA RIO TAVARES

01 e 08/10/2011

CS MONTE SERRAT

15/10/2011

CS MORRO DAS PEDRAS

15 e 22/10/2011

CS PRAINHA

TODOS OS SÁBADOS

CS RIO VERMELHO

22/10/2011

CS VILA APARECIDA

15/10/2011

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img