23.2 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Recital Didático Cantabile com Alexandre Dietrich no Teatro Álvaro de Carvalho

spot_img

Recital Didático Cantabile com Alexandre Dietrich no Teatro Álvaro de Carvalho

spot_imgspot_img

A Catarinarte apresenta o Lançamento do CD Cantabile do pianista Alexandre Dietrich que será realizado no dia 20 de dezembro (terça), as 20:30h, no Teatro Álvaro de Carvalho. Com Entrada Franca e haverá distribuição gratuita do CD no recital. A produção Cultural é de Lourcley Silvestre.

O Lançamento do CD Cantabile foi viabilizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura com apoio cultural da Unimed Grande Florianópolis.

Cantabile — palavra da língua italiana, significa literalmente “cantável”.

Como termo musical também significa “cantável” ou “cantado”. Particularmente na música composta para piano, utiliza-se com freqüência a expressão cantabile indicando ao intérprete a utilização do toque «cantado», ou seja, ressaltando uma melodia, uma frase musical. Na interpretação musical, o pianista necessita transparecer ao ouvinte que o piano está cantando, delineando uma frase musical, uma melodia com o toque «Cantabile». Este Compact Disc traz como título a palavra «Cantabile» exatamente por todas suas obras musicais possuírem, por excelência, a utilização de uma melodia delineada, distinta em todas as composições gravadas. O toque “Cantabile” pode ser apresentado em uma melodia bucólica, alegre, feliz, triste, enfim… o Cantabile é utilizado pelo compositor e pelo pianista (intérprete) para expressar vários sentimentos e sensações ao ouvinte.

O recital CANTABILE foi concebido de formato interativo. O pianista apresentará com uma linguagem simples eobjetiva comentários curiosos sobre os compositores e as obras a serem apresentadas, sobre o período que o compositor criou a peça musical, sobre as influências que o compositor sofreu para compor a obra. Possibilitando o público compreender e intensificar o interesse pela música erudita.
O pianista Alexandre Dietrich apresentará um repertório variado abrangendo compositores eruditos conhecidos do grande público como Chopin, Mendelssohn
e Debussy e importantes compositores brasileiros como Santoro, Villa Lobos e Mignone.

O Projeto Cultural “Cantabile com Alexandre Dietrich” abrangeu a gravação do Compact Disc de piano solo CANTABILE e o recital de lançamento do CD, além de três recitais didáticos que foram realizados dia 09/12 na Biblioteca Publica Municipal Barreiros Filho. Consecutivamente este projeto cultural contribui com a difusão da música erudita — em especial para piano solo — e para a cultura brasileira com a popularização da música erudita, oferecendo o CD gratuitamente ao público.
Programa do Recital
Claudio Santoro
Paulistana nº 1
Villa Lobos
Valsa da Dor
Felix Mendelssohn
Canção da Gôndola Veneziana
Francisco Mignone
Valsa de Esquina nº 5
Valsa de Esquina nº 2
Claude Debussy
Prelúdios:
(… Des pas sur la neige)
(… La fille aux cheveux de lin)
Francisco Mignone
Valsa Elegante
Frederic Chopin
Noturno opus 55 nº 2
Polonese opus 5
Serviço:
Lançamento do CD CANTABILE do pianista Alexandre Dietrich
Dia: 20/12 – Horário: 20:30 h
Local: Teatro Álvaro de Carvalho
Rua. Mal. Guilherme, 123. Centro
ENTRADA FRANCA
Produção Cultural: Lourcley Silvestre
Contato: Lourcley: 48-32341527/48-91347060/48-99196641

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img