24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

“Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” em cartaz no Museu Casa dos Açores

spot_img

“Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” em cartaz no Museu Casa dos Açores

spot_imgspot_img

O Museu Etnográfico Casa dos Açores e o Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina inauguraram a exposição “Fortalezas da Ilha de Santa Catarina”, no dia 4 de janeiro, que está aberta à visitação de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Museu Etnográfico Casa dos Açores, localizado na Rodovia BR 101 – Km 197, Biguaçu, SC. A exposição fica em cartaz até 4 de fevereiro.

“Fortalezas da Ilha de Santa Catarina” é composta por várias fotografias das fortificações de São José da Ponta Grossa (Ilha de Santa Catarina/Praia do Forte), Santa Cruz (Ilha de Anhatomirim) e Santo Antônio (Ilha de Ratones Grande), além de trajes de época, réplicas de canhão e maquetes.

O Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vem continuamente trabalhando com o objetivo de promover o estudo, a preservação, a divulgação e a valorização das fortificações históricas da Baia norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC é gestora de três fortificações na região de Florianópolis: a Fortaleza de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim, município de Governador Celso Ramos; a Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande; e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Bateria de São Caetano, ambas junto à Praia do Forte, no norte da Ilha de Santa Catarina. Estes três monumentos estão abertos à visitação e são verdadeiros museus ao ar livre, pois preservam e contam muito da nossa história.

Em 2010 marcamos os 271 anos do início da construção do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina, idealizado pelo brigadeiro José da Silva (1739); os 31 anos que a UFSC assumiu a tutela da primeira fortaleza – Santa Cruz de Anhatomirim (1979) –; os 26 anos da abertura da Fortaleza de Anhatomirim à visitação pública (1984); os 21 anos do início do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC (1989), que em parceria com o IPHAN e com o apoio da Fundação Banco do Brasil concluiu a restauração de Anhatomirim, além da restauração completa das fortalezas de Ratones (1990) e São José Ponta Grossa (1991), que passaram também a ser administradas pela UFSC.
O Museu Etnográfico Casa dos Açores possui um acervo temático sobre a cultura açoriana no Estado de Santa Catarina, mas especificamente sobre a freguesia de São Miguel da Terra firme, fundada por casais açorianos no ano de 1752. O espaço que abriga o museu é um dos exemplares mais bem conservados da arquitetura luso-brasileira.
Outras informações pelo telefone (48) 3243-4166, com Sr. Neves.

Para conhecer mais sobre as fortificações mantidas pela UFSC, acesse o endereço www.fortalezas.ufsc.br. Sobre essas fortalezas e outras fortificações da Ilha de Santa Catarina: www.fortalezasmultimidia.com.br/santa_catarina
Promoção:
Universidade Federal de Santa Catarina/Secretaria de Arte e Cultura
Fundação Catarinense de Cultura
Realização:
Museu Etnográfico Casa dos Açores
Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina/UFSC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img