20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Programas sociais realizados pela FUCAS em SC serão conhecidos por 22 países da Ibero-América

spot_img

Programas sociais realizados pela FUCAS em SC serão conhecidos por 22 países da Ibero-América

spot_imgspot_img

Jovens líderes, de diferentes regiões, se reunirão na Paraguai para apresentar projetos de ações viáveis realizados em seus países a fim colocá-los em prática e contribuir no desenvolvimento dos Estados.

Entre os seis brasileiros selecionados para o Vanguardia Iberoamerica está Guilherme Murara, que apresentará os programas sociais realizados pela FUCAS

Florianópolis, 19 de novembro de 2011 – Do dia 23 até 26 de outubro o jovem Guilherme Murara, 23, administrador público e assistente da FUCAS, estará em Assuncion (Paraguay) para participar do Vanguardia Ibero- América, evento promovido EVAC, uma associação mexicana sem fins lucrativos que reúne jovens de todo a Ibero-Ámerica. O objetivo da entidade é encontrar soluções e desenvolver projetos viáveis que contribuam para o desenvolvimento dos Estados, por meio da troca de experiência de diferentes culturas. Murara está entre os seis brasileiros selecionados pela organização para participar do evento.

Estarão presentes jovens dos 22 países da Ibero-América, estudantes e líderes comunitários que já tenham algum projeto implementado. O tema da quinta edição do encontro é “O caminho jovem para a transformação do Estado: Desconstrução – Reconstrução”. Como a proposta é apresentar ações viáveis que possam ser aproveitadas e adaptadas pela juventude em seus países, Murara vai mostrar todos os programas realizados pelas FUCAS e como a Fundação atua para promover a assistência social no estado. Os projetos serão alinhados pelos jovens seguindo as temáticas: educação e emprego, segurança e justiça, segurança social e sustentabilidade, e novas redes.

Sobre a FUCAS – Antiga Fundação Casan, atualmente a organização não possui mais nenhuma ligação com a estatal. A partir de 2003 a FUCAS passou por uma reestruturação jurídica e administrativa que a inseriu definitivamente no Terceiro Setor. Seu trabalho é sem fins lucrativos com programas voltados à inclusão social, sócio ambiental, capacitação e qualificação profissional. Em Florianópolis, suas atividades atendem moradores de localidades como Morro da Caixa, Vila Aparecida e Tapera.

As atividades da Fundação se estendem para outros municípios catarinenses, como é o caso de Ituporanga, onde a Fundação possui o Parque Ecológico Ingo Altenburg, com 3,3 hectares de mata nativa, voltado para a promoção de atividades de estímulo à preservação, educação ambiental e distribuição de mudas para reflorestamento.

Outras cidades recebem projetos da FUCAS, que, por meio de parcerias, tem levado seu trabalho para municípios como Joinville e Lages. As duas cidades, respectivamente, contam com cursos de qualificação profissional e inclusão digital.

Atualmente, em Santa Catarina, a FUCAS atende no programa de inclusão social, o Campeões nas Quadras e na Vida, mais de 350 crianças e jovens. O programa Sócio Ambiental, com o Parque Ecológico Ingo Altemburg, desde sua inauguração em abril de 2009, já recebeu mais de 60 mil visitantes, entre eles estudantes e moradores da região do Alto Vale do Itajaí. O programa de Capacitação atende 500 jovens, que, por meio dos projetos de qualificação profissional, estão sendo inseridos do mercado de trabalho catarinense.

Agora, a organização está ampliando sua atuação criando núcleos da Fundação em outros municípios catarinenses aonde irá se fixar. O objetivo é levar seus programas para outras comunidades de Santa Catarina. Ituporanga, Brusque e Barra Velha passam por obras para construção de Complexos Sócios Esportivos que abrigarão os programas da organização. A previsão é de que fiquem prontas dentro de alguns meses.

Países da Ibero-América:

Andorra
Espanha
Portugal
Argentina
Bolívia
Brasil
Chile
Colômbia
Costa Rica
Cuba
República Dominicana
Equador
El Salvador
Guatemala
Honduras
México
Nicarágua
Panamá
Paraguai
Peru
Porto Rico
Uruguai
Venezuela

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img