18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Santa Catarina lança “Programa Jogue Limpo” para destinação correta de embalagens

spot_img

Santa Catarina lança “Programa Jogue Limpo” para destinação correta de embalagens

spot_imgspot_img

Na quarta-feira (26), às 10h, no Hotel Castelmar, em Florianópolis, acontece o lançamento do “Programa Jogue Limpo”, que prevê a destinação ambientalmente adequada das embalagens de lubrificantes, por meio da reciclagem, atendendo a resolução 02/2010, do Conselho Estadual do Meio Ambiente – Consema.

No Brasil, o programa iniciou em 2005, no Rio Grande do Sul, depois foi a vez do Paraná implantar, no ano de 2008. Agora em maio começa em Santa Catarina e até o final de 2010, o objetivo é que o Estado do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo também estejam desenvolvendo o programa.

A ideia do programa foi trazida pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes – Sindicom –, em parceria com a Petrobrás, e abraçada pelo então Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini (DEM), ainda em agosto de 2008. De lá para cá algumas ações, resoluções e ajustes foram necessários para que o lançamento pudesse estar acontecendo.

Na época, o Secretário Onofre esteve reunido com o então governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, com o vice-presidente executivo do Sindicom, Alísio J.M. Vaz e com o diretor de Meio Ambiente do Sindicom e Assistente do Diretor da Petrobrás, José Eduardo S. Barrocas, para a apresentação da proposta. Na ocasião, o Governador determinou que Agostini viabiliza-se a implantação do programa, o que foi feito e se concretiza neste dia 26.

Os Sindicatos do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Joinville (Sindipetro), de Itajaí (Sincombustíveis), de Blumenau (Sinpeb) e de Florianópolis (Sindicomb) e seus associados também apoiaram, aderiram e participaram ativamente de todo o processo.

Início: O programa se inicia com um projeto piloto, centralizando sua atividade entre as cidades de Joinvile, Blumenau e Itajaí, onde existem, respectivamente, 107, 70 e 58 postos de combustíveis. Conforme Vaz, estas cidades foram escolhidas para o projeto piloto devido ao grande número de postos e por representar a região com melhor logística para o processo.

Onofre disse que a idéia é excelente, uma vez que milhares de embalagens deixarão de ser despejadas na natureza, diariamente, para seguir o caminho ecologicamente correto, que é o da sustentabilidade e reciclagem.

Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as embalagens de óleo lubrificante pós-consumo são consideradas perigosas devido a sua toxidade. Além disto, as embalagens demoram vários séculos para se decompor e vem colaborando com a obstrução dos sistemas de esgotos, contribuindo para as grandes enchentes observadas em nossas cidades. “Estes são motivos que nos incentivam na implantação deste programa no Estado”, completa o deputado Onofre, ao lembrar que, hoje, cerca de 10% das embalagens usadas são provenientes da reciclagem. Agostini acredita que Santa Catarina vai ajudar a superar estes números e ser exemplo, também, na realização deste programa.

O programa será economicamente importante para o Estado, já que não serão necessários investimentos do governo e muitos empregos serão disponibilizados para os catarinenses. Além dos postos de combustíveis, poderão integrar o processo as oficinas mecânicas, concessionárias, indústrias, supertrocas, empresas de transportes, supermercados, entre outros.

Como vai funcionar o processo:

1- As embalagens serão armazenadas em coletores próprios e adequados, nos postos de combustíveis parceiros;
2- Um caminhão do programa recolhe este material e leva para o “Centro de Recepção e Tratamento Primário”. Neste momento as embalagens são separadas por cor, lavadas e armazenadas em fardos;
3- Depois o material segue para as “Unidades Industriais de Reciclagem do Plástico”, onde acontece o trituramento e o plástico vira insumo/matéria prima novamente;
4- Nesta etapa as “Fábricas de Produtos Plásticos Especiais” tornam a matéria prima em novas embalagens de lubrificantes ou em mangueiras corrugadas;
5- A última etapa acontece quando as empresas de beneficiamento de óleo compram estas embalagens para envasamento, onde o processo reinicia.

Para gerenciar o programa foi desenvolvido um site, onde as informações são importadas diretamente das balanças eletrônicas dos veículos, permitindo um controle “on line” dos Kgs das embalagens coletados versus os kgs das embalagens entregues. Este monitoramento será feito periodicamente, via password, pelas associadas do programa e pelas agências ambientais.

Também haverá padronização nas centrais de recebimento e frota de veículos, além de contar com tecnologia embarcada nos caminhões de pesagem eletrônica, geomonitoramento da frota, manuais de operação, segurança, saúde em meio ambiente, sempre alicerçado em criteriosas auditorias periódicas.

OBS. No lançamento do Programa será feita uma apresentação de todo o processo, bem como terá um caminhão equipado para demonstração.

Data: 26/05/10
Hora: 10h
Local: Hotel Castelmar (Salão Ilha de Santa Catarina) / Rua Felipe Schmidt, 1260 / Florianópolis.
Quem convida: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Deputado Onofre Santo Agostini, Sindicom, Sindipetro, Sinpeb, Sindicomb e Sincombustíveis.

(Por Jucimar José Lázare, Alesc, 20/05/2010)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img