17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Semana Brasileira de Vela movimenta a praia de Jurerê

spot_img

Semana Brasileira de Vela movimenta a praia de Jurerê

spot_imgspot_img

Competição vai definir as 10 vagas que garantem apoio da Confederação Brasileira de Vela

A segunda metade da Semana Brasileira de Vela recomeça hoje, a partir do meio-dia, no Iate Clube Santa Catarina, em Jurerê, com regatas em 10 classes olímpicas para definir a equipe brasileira que tentará se classificar para Londres 2012. O duelo mais aguardado acontece na classe Star e reúne as duplas lideradas pelos bicampeões olímpicos Torben Grael e Robert Scheidt.

A disputa entre os barcos dos dois velejadores promete. Em 2010, na seletiva da formação da equipe brasileira, Torben Grael e Marcelo Ferreira venceram apenas no desempate. Já no Brasileiro, no fim do ano de 2010, Scheidt e Prada deram o troco e também ficaram na frente na Semana de Vela de Miami, em janeiro de 2011. Apesar de liderar o ranking mundial da Star e dos resultados recentes, Scheidt descarta o favoritismo:

— O Torben e o Marcelo velejam juntos há 25 anos, têm uma experiência tremenda e sempre têm uma carta na manga — alerta.

Na classe Laser, o catarinense Bruno Fontes tenta recuperar a vaga na equipe brasileira perdida ano passado para o carioca Eduardo Couto. Como conquistou o pentacampeonato brasileiro em janeiro, Fontes já está na frente na briga pela vaga e tem como principal concorrente o também catarinense Alex Veeren, vice-campeão brasileiro.

— Estou confiante e bem treinado para o campeonato. Sei que fiz meu dever de casa e agora é ter tranqüilidade para que as coisas aconteçam naturalmente para carimbar meu passaporte para o México — salientou Bruno, vice-campeão da Sunfish, na semana passada.

As classes Laser (masculino), Laser Radial (feminino) e RS:X (masculino e feminino) também classificam para o Pan de Guadalajara, no México, em outubro. Na primeira metade da Semana Brasileira de Vela, encerrada no domingo, foram apontados os velejadores classificados nas classes Ligthning, Snipe, Sunfish e Hobie Cat 16. A competição nas classes Star, Finn, 49er, 470 e Match Race são seletivas apenas para a equipe brasileira de vela olímpica, que recebe apoio financeiro da Confederação Brasileira de Vela e Motor e do Comitê Olímpico Brasileiro e irá competir no Mundial de Perth, na Austrália, classificatório para Londres 2012.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img