17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Semana de Cinema tem bate-papo com João Moreira Salles e Eduardo Coutinho

spot_img

Semana de Cinema tem bate-papo com João Moreira Salles e Eduardo Coutinho

spot_imgspot_img

Intregrando as atividades da 10ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX: www.sepex.ufsc.br ) será realizada a 5ª Semana de Cinema da UFSC (www.semanadecinema.ufsc.br), de 17 a 22 de outubro. A Semana oferece oficinas, debates, sessões de longas-metragens nacionais, e um bate-papo com os documentaristas Eduardo Coutinho e João Moreira Salles, na sexta-feira, dia 21, a partir das 18h30min.

Coutinho estudou cinema em Paris e dirigiu grandes filmes como Cabra marcado para morrer e ABC do amor. Em 2009 recebeu o prêmio de melhor filme documentário do Festival Paulínia de Cinema com o longa Moscou. Já João Moreira Salles se destacou com Notícias de uma guerra particular. Em parceria com o irmão Walter Salles, fundou a produtora VideoFilmes. Tem ainda no seu currículo, dentre outras grandes produções, a série Blues, premiada no Festival Internacional du Film d’Art do Centro George Pompidou, na França.

A programação da 5ª Semana de Cinema inicia com a mesa de discussão A presença do estado nas políticas públicas da TV, que acontece na segunda-feira, 17, às 14h, no auditório Henrique Fontes, no CCE. A mediação será feita pelo professor Alfredo Maneby e o debate conta com a participação de Adriano de Angelis, coordenador do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura; Alfredo Manevy, professor de cinema da UFSC; e Ralph Tambke, presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de Santa Catarina (Santacine).

Durante as manhãs dos seis dias de evento, serão oferecidas oito oficinas: Continuidade; Storyboard; Pós-produção de som e imagem em cinema e TV; Maquiagem e caracterização; A fotografia no documentáro; Produção de locação; Processo criativo; e Captação de som.

Como diferencial das outras semanas acadêmicas, a 5ª Semana de Cinema promove mesa-redonda de discussão entre alunos de universidades públicas e particulares de três estados: Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. A mesa Visão dos estudantes sobre os cursos universitários de cinema e audiovisual do Brasil acontece na quarta-feira, 19, às 14h, no auditório Henrique Fontes, mediada por Alessandro Danielli, aluno do último semestre do curso de Cinema da UFSC.

Além de oficinas e mesas-redondas, a organização do evento também promove o Ciclo Novos Realizadores, com sessões gratuitas de quatro longas-metragens brasileiros, de segunda à quinta, sempre às 18h30min, no auditório do CCE.

Para emissão de certificado é necessário que o aluno tenha no mínimo 75% de frequência nas mesas de debate. Para o controle, antes do início de cada mesa haverá uma cadastro para os presentes. A Semana de cinema é uma realização do Curso de Cinema da UFSC e do CAcine, Centro Acadêmico do Curso de Cinema.

Mais informações www.semanadecinema.ufsc.br ou Karine Joulie 48 8834-8925

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img