21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Seminário do Sest Senat Florianópolis debate o comportamento em relação à AIDS no ambiente de trabalho

spot_img

Seminário do Sest Senat Florianópolis debate o comportamento em relação à AIDS no ambiente de trabalho

spot_imgspot_img

Como o assunto AIDS é tratado dentro das empresas pela direção, chefias e colaboradores? Para debater qual o comportamento existente, qual a responsabilidade e como ampliar o acesso à informação, o Sest Senat Florianópolis realiza o seminário Conversando sobre Aids no local de trabalho, amanhã, 9 de novembro, das 14 às 18 horas, no auditório da unidade na Capital.

O encontro é aberto a todos que atuam em organizações empresariais e de instituições de saúde, de educação e de atendimento social, especialmente aos que trabalham no recursos humanos e no setor de saúde.
Essa ação é parte do programa nacional, deste ano, Sest Senat na Luta contra a AIDS, que tem como foco principal em populações móveis como condutores de veículos de transporte de carga e de passageiros. O coordenador do Seminário, Alfredo Rocha, destaca que esse trabalho em todo o Brasil visa a discutir a discriminação que ainda existe em alguns ambientes de trabalho e a responsabilidade das empresas quando há em seu quadro, portadores de HIV e ou com AIDS. Também, ressalta Rocha, será falado sobre as políticas públicas que existe tanto na prevenção como no combate a esse mal.

A abertura do seminário será com a palestra da coordenadora do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa) de Florianópolis, Helena Edilha Lima Pires sobre A prevenção do HIV/Aids no local de trabalho e o combate à discriminação.

“O objetivo desse debate é apresentar as questões relacionadas à Aids com o mundo do trabalho, fazer um panorama da epidemia no Brasil, quais os impactos causados na economia, emprego e como enfrentar a discriminação no ambiente de trabalho”, afirma a diretora da unidade Patrícia Ferreira.

Às 14h40min, o advogado especialista em Direito Processual Civil, Eliel Valésio Karkles, falará sobre A responsabilidade das empresas e o direito das pessoas, que tratará dos principais tópicos do direito ao trabalho, saúde e a confidencialidade. Às 15h20min, está programado um debate com perguntas do público e logo após os participantes terão intervalo de 20 minutos.

Na segunda parte do seminário, haverá uma exposição sobre Políticas públicas na prevenção e tratamento do HIV/Aids, com a médica da família e comunidade da Secretaria da Saúde da capital, Ana Cristina Vidor. Os participantes terão 20 minutos para perguntas. Às 17 horas será a vez do técnico em segurança do trabalho, Dário Fernando da Cunha, falar sobre a Implantação de ações e programas sobre a doença nas empresas. Para finalizar será apresentado um exemplo de boas práticas desenvolvidas por empresas na prevenção do HIV/Aids.

Para participar basta fazer a inscrição, que é gratuita, pelo site www.sestsenat.org.br. Outras informações pelo telefone: (48) 3281-6204 ou 3281-6229.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img