22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Sentir culpa é saudável? Descubra em livro que será lançado na Capital

spot_img

Sentir culpa é saudável? Descubra em livro que será lançado na Capital

spot_imgspot_img

“O Sentimento de Culpa” é o lançamento do mês de maio na Megastore da Livrarias Catarinense

No próximo dia 7, será lançado na Megastore da Livrarias Catarinense em Florianópolis o livro O Sentimento de Culpa, obra reflexiva dos autores e psicanalistas Julio Cesar Walz e Paulo Sergio Rosa Guedes. O livro visa esclarecer dúvidas relacionadas aos sentimentos de remorso e responsabilidade pessoal, de maneira a auxiliar no desenvolvimento da saúde mental dos leitores.

Julio Cesar Walz estará presente no lançamento do livro na próxima sexta. O autor participará da sessão de autógrafos e promoverá um bate-papo com os presentes sobre o tema apresentado na publicação.

“O sentimento de sentir-se mal, triste sempre me causou impacto. Depois que comecei a estudar Freud e Nietzsche este assunto se tornou de conhecimento acadêmico. Mas não satisfeito com o conteúdo apresentado por estes autores, fui atrás de outras fontes de estudo que respondessem os meus questionamentos, até que conheci o Dr. Paulo Guedes, meu parceiro nas descobertas e no processo de criação deste livro”, afirma Julio Cesar.

Segundo o autor, grande parte da população acredita que sentir culpa é algo ruim, um reconhecimento de erros cometidos. Porém, apenas após ser acometido por tal sensação que percebemos que mais do que um sentimento, a culpa é o início de um processo de mudança, onde busca-se a melhora da conduta do indivíduo e reparação das falhas.

Porém, o que vemos no cotidiano é que a tendência humana é de se martirizar diante de situações que envolvam fracassos ou desvios de caráter. A negação ao erro é a resposta imediata da psique da maioria das pessoas; ao invés do estímulo a aprendizagem, apropria-se do posicionamento de vítima, procura-se encontrar outros culpados e motivos que acobertem o erro para aliviar a tensão emocional.

Julio Cesar Walz é natural de Florianópolis, psicanalista e bacharel em Psicologia. Além do livro O Sentimento de Culpa, é autor da obra Aprendendo a Lidar com os Medos, lançada em 2008, e de textos técnicos destinados a área de Psicologia.

Sobre o evento

O livro O Sentimento de Culpa (Ed. Porto Alegre, 126 pág., R$ 40,00) será lançado no próximo dia 7 a partir das 19h, na Megastore da Livrarias Catarinense, Rua Felipe Schmidt, nº 60, no Centro de Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img