16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Silveira de Souza abre sessão Literatura e Cinema na FCBadesc

spot_img

Silveira de Souza abre sessão Literatura e Cinema na FCBadesc

spot_imgspot_img

O curta-metragem Pequenos Desencontros, de Fernando Boppré, inspirado na história original de Silveira de Souza, abre o projeto Literatura e Cinema na Fundação Cultural Badesc, no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 19h. Silveira é o convidado para abrir a primeira sessão, que será realizada a cada dois meses, com o objetivo de debater a adaptação de textos literários para o cinema.

No curta de Boppré, um casal do interior perde-se em uma cidade grande. A crise provocada pela experiência urbana invade o relacionamento. O marido tenta encontrar o caminho de volta, mas o máximo que consegue é se perder ainda mais. Eis que surge um velho e uma loja improvável. No papel do casal, os atores Luciáh Tavares e Nei Pelizzon.

A narrativa é sobre desencontros – como quase todas as histórias, diz Fernando. “Uma espécie de círculo, sem linha evolutiva, sem clímax, sem coisa alguma. Transpor isso para o cinema é realizar um anti-filme, se pensarmos no sentido mais tradicional do cinema narrativo”, avalia o diretor.

Rodado no Centro de Florianópolis e produzido pela Exato Segundo Produções Artísticas, o projeto foi o vencedor do IV Prêmio Funcine de Produção Audiovisual Armando Carreirão. Além de Fernando e Silveira, participa da sessão o ensaista Victor da Rosa.

Embora também pratique a poesia, Silveira é essencialmente um contista. E é sobre a perspectiva do conto que ele trabalha Florianópolis como cenário da sua narrativa literária.
Silveira nasceu em Florianópolis em 1933 e integrou o Grupo Sul, na década de 1950, movimento que introduziu o Modernismo em Santa Catarina. É membro da Academia Catarinense de Letras

No website exclusivo do filme www.exatosegundo.com.br/pequenosdesencontros é possível baixar o roteiro de Pequenos Desencontros e o conto homônimo de Silveira de Souza.

Ficha técnica

Pequenos Desencontros
De Fernando Boppré, SC, 2011. 15min. Drama. 14 anos.
Com Édio Nunes, Luciáh Tavares e Nei Pelizzon.
Baseado na obra de Silveira de Souza. Perdidos em uma cidade grande, um casal do interior enfrenta uma crise no relacionamento. Enquanto tentam encontrar um caminho de volta, se deparam com um velho e uma loja improvável.
Mediação: Silveira de Souza e Victor da Rosa.

Serviço

O que: Lançamento da sessão Literatura e Cinema com o curta Pequenos Desencontros, de Fernando Boppré.
Quando: 13/10, quinta, às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216. Centro, Florianópolis.
Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img