16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sindicato realiza limpeza e revitalização do Parque de Coqueiros

spot_img

Sindicato realiza limpeza e revitalização do Parque de Coqueiros

spot_imgspot_img

Plantio de árvores, varrição e pintura serão alguns dos benefícios proporcionados pelas empresas de asseio e conservação de SC

No dia mundial da limpeza, 17 de setembro, o Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados de Santa Catarina (Seac/SC) vai realizar uma ação para revitalizar o Parque de Coqueiros, em Florianópolis. Voluntários das organizações associadas ao sindicato e cidadãos da comunidade estarão reunidos das 8h às 12h30 para limpar e varrer o espaço, recolher o lixo, pintar os bancos e lixeiras, além de plantar mudas de árvores e flores. A iniciativa faz parte de uma ação organizada pela Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), que vai reunir em todo o Brasil neste mesmo dia colaboradores e empresários prestadores de serviços terceirizados para um incentivo de conscientização ambiental.

A exemplo das edições anteriores, em torno de 200 voluntários formarão pequenos grupos de atividades para que as tarefas sejam desenvolvidas. Os participantes estarão uniformizados e identificados com a pulseira do grupo a que pertencem. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal do Continente, Comcap e Floram.

Antes e durante a realização das atividades, o Seac/SC vai distribuir 10 mil folhetos na região de Coqueiros informando sobre a inciativa e apresentando materiais educativos para o público em geral. “Na ocasião, será lançado o manual sobre sustentabilidade elaborado pela Febrac, detalhando ações que podem ser realizadas em prol do meio ambiente”, comenta Francisco Lopes de Aguiar, presidente do Seac/SC. Ao final das atividades ainda ocorrerá um almoço de confraternização entre os voluntários envolvidos no projeto, com sorteio de uma TV digital e 32 polegadas.

Mão na massa

Varrição e pintura são algumas das necessidades que serão atendidas pelo sindicato nesta ação. As lixeiras que atualmente são de concreto, vão receber uma pintura na cor branca. Já os bancos receberão uma cor única. A equipe envolvida ainda vai fazer uma varrição das calçadas, quadras e gramado, coletando todo o lixo encontrado. Por fim, a instituição também vai colaborar com algumas metas do parque, disponibilizando arborização e oportunizando o plantio de dezenas de árvores do tipo frutíferas e de sombra e flores.

Para completar, o sindicato ainda vai estar com uma ação agregada: o recebimento de materiais recicláveis no parque durante as atividades da ação de limpeza e revitalização. “Casar as duas ações ajuda a estimular a sustentabilidade de forma geral e a preservação do meio ambiente como um todo”, afirma Evandro Linhares, administrador do Seac/SC. Os doadores serão cadastrados e vão receber um cartão personalizado com a pontuação que suas doações representaram para, posteriormente, trocar por produtos fabricados pelas oficinas que manufaturam o lixo, como as sacolas ecológicas, camisetas, entre outros produtos. A promoção ocorrerá em parceria com a ONG Novo Ciclo, responsável por esta iniciativa.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img