18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Tecnologia catarinense é apresentada em maior feira de radiologia da América Latina

spot_img

Tecnologia catarinense é apresentada em maior feira de radiologia da América Latina

spot_imgspot_img

Pixeon de Florianópolis participa da41ª Jornada Paulista de Radiologia

As principais empresas desenvolvedoras de softwares e equipamentos para o setor de diagnóstico por imagem da América Latina estão reunidas na 41ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR 2011). A catarinense Pixeon, considerada uma das principais empresas nacionais do setor, anuncia novidades tecnológicas e na área comercial, como a entrada no mercado latino-americano e o contrato com o Complexo Hospitalar Santa Casa.
A JPR é o principal evento de diagnóstico por imagem da América Latina e considerada uma das quatro maiores do mundo. Reúne 85 empresas do setor até o próximo domingo (1), em São Paulo (SP). Durante o evento, a catarinense anuncia o início das atividades de implementação de seus sistemas na Fundación Favaloro para la Docencia y la Investigación Médica, da Argentina. Fundada em 1975, a instituição é um importante centro de ensino, pesquisa e assistência médica daquele país. Seu hospital universitário é líder no atendimento de alta complexidade em diferentes especialidades, como cardiologia, cirurgia cardiovascular e transplante.

A internacionalização é uma das metas traçadas para ampliar sua área de atuação em 2011. A inauguração da filial em São Paulo e novas parcerias comerciais também estão entre as metas para atingir 35% de crescimento nas vendas. Um dos principais contratos fechados neste primeiro semestre é outro destaque no evento paulista. O Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre (RS) fechou contrato com a empresa catarinense para integrar todos os centros de diagnóstico dos seus sete hospitais. No total, serão 65 estações de diagnóstico integradas pelo PACS Aurora, uma solução de comunicação, gerenciamento, interpretação e armazenamento de imagens médicas digitais. Com 6.700 funcionários e corpo clínico composto por 2100 médicos, a instituição atende 60% dos pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS).

CAD Pulmonar

O primeiro CAD Pulmonar totalmente brasileiro, desenvolvido em Santa Catarina,está sendo apresentado demonstrado durante a JPR 2011. Trata-se de uma tecnologia que auxilia na detecção precoce do câncer de pulmão. Para se ter uma ideia, é necessário analisar cerca de 800 imagens para chegar ao diagnóstico da doença, que no seu estágio inicial apresenta nódulos muito pequenos, quase imperceptíveis. Esse tipo de ferramenta é capaz de aumentar a precisão na identificação de nódulos e otimizar o tempo de trabalho do médico.

“O CAD de pulmão da Pixeon atua identificando e marcando os possíveis nódulos nas imagens. Dessa forma, quando o radiologista for analisar o exame poderá visualizar essas marcações e fazer o diagnóstico com maior segurança, reduzindo as chances de nódulos passarem despercebidos pelos profissionais”, explica Fernando Peixoto, diretor técnico da Pixeon. Em 2010, o CAD brasileiro ficou entre os três melhores CADs (Computer Aided Detection) testados pelo instituto holandês Image Sciences Institute no University Medical Center Utrecht, em uma competição chamada “ANODE 09”. Foram analisados 13 CADS pulmonares de 11 instituições diferentes em todo o mundo.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img