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Top de Marketing ADVB/SC 2011 já tem os vencedores

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Top de Marketing ADVB/SC 2011 já tem os vencedores

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A festa de premiação acontece em Florianópolis dia 03 de novembro

A ADVB/SC divulgou hoje, dia 6 de outubro, o resultado da 26ª edição da maior e mais disputada premiação do marketing catarinense, o Top de Marketing ADVB/SC 2011. Empresas de diversos segmentos que vão desde a área de comunicação à de revestimentos cerâmicos e locação de veículos estão entre as dez que melhor souberam utilizar estratégias de vendas e marketing para alavancar os seus negócios e conquistaram a premiação.

Para a presidente da ADVB/SC, Maria Carolina Linhares, o resultado foi surpreendente pela qualidade e ousadia dos cases apresentados. “Ficamos muito satisfeitos e orgulhosos em saber que as empresas estão apostando em estratégias arrojadas e inovadoras para elevar o nível de seus negócios”, destacou.

Ao todo, 25 cases foram inscritos para concorrer ao prêmio. Todos passaram pela avaliação dos jurados – Roberto Costa, Conselheiro da ADVB/SC e diretor-presidente da Propague; professor Flávio Eduardo Vasconcellos Martins, coordenador geral de educação executiva da ESPM/SUL; e Rosa Estrella, presidente catarinense da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda) e diretora executiva da Fórmula Comunicação –, que foram responsáveis por avaliar os trabalhos e encaminhar as notas à ADVB/SC que computou os resultados. Com base na avaliação dos jurados, foram definidos os dez cases vencedores e o Top One, case de melhor nota entre todos, que só será conhecido durante a festa de premiação, no dia 3 de novembro.

A avaliação dos trabalhos aconteceu entre os dias 17 de setembro e 5 de outubro, de acordo com os seguintes critérios: criatividade na utilização de ferramentas e formas de contato com o público-alvo, posicionamento ou reposicionamento mercadológico, resultados obtidos em termos de share-of-market e share-of-mind, além do uso de mídias, comunicação, planejamento e execução.

Cerimônia de Premiação

A festa de premiação dos melhores trabalhos acontece no dia 3 de novembro, a partir das 19h30, no Floripa Music Hall, em Florianópolis/SC, ocasião em que será divulgado o Top One, case de maior nota entre os premiados. A cerimônia marca o fim da gestão de Maria Carolina Linhares como presidente da ADVB/SC.

Na mesma data, a ADVB/SC realiza o Seminário Internacional de Liderança e Marketing, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a partir das 13h30. A presença de um palestrante internacional já está confirmada.

Vencedores do Top de Marketing ADVB/SC 2011 (em ordem alfabética)

Empresa: CBN Diário
Case: CBN DIÁRIO – Liderança que se renova

Empresa: Green Valley
Case: Green Valley conquista o mundo

Empresa: Icon Full Marketing
Case: Reveillon Boutique – criatividade, ousadia e o reconhecimento nacional e internacional

Empresa: Imobiliária Chapecó
Case: Um Sheik em Chapecó: Marketing de Guerrilha para apartamentos de alto luxo.

Empresa: INOVA Aluguel de Carros
Case: INOVA: a maior locadora catarinense

Empresa: Lojas Berlanda
Case: Lojas Berlanda – A construção da maior rede de varejo de Santa Catarina

Empresa: Loja Salfer
Case: Lojas Salfer – A Década de Ouro

Empresa: Portobello
Case: Portobello desenvolve estratégia inovadora de marketing digital

Empresa: Record News SC
Case: Record News SC A única TV aberta com jornalismo 24 horas

Empresa: SC Gás
Case: Gás natural residencial: os desafios e o sucesso da implantação em Criciúma

Resumo dos cases vencedores do Top de Marketing ADVB/SC 2011 (em ordem alfabética)

Empresa: CBN Diário
Case: CBN Diário – Liderança que se renova

O trabalho consistiu em buscar estratégias mercadológicas que permitissem a ampliação, a diversificação e o rejuvenescimento da audiência da rádio. Para isso, elaborou um plano de comunicação que envolveu o lançamento de um website, apoio a eventos esportivos, promoções voltadas aos ouvintes, entre outras. O resultado das ações foi um crescimento significativo na audiência no segmento jovem adulto, além de um aumento na participação do público feminino. Em julho de 2011, a CBN Diário registrou o maior índice de audiência desde a sua criação, há 15 anos e, no mesmo mês, o faturamento comercial saltou 20,6%, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Empresa: Green Valley
Case: Green Valley conquista o mundo

O Brasil vem sendo referência turística internacional e pensando em atrair este público, que movimenta consideravelmente a economia, o Green Valley, club de Camboriú, desenvolveu um grandioso projeto de projeção internacional. Através da elaboração de uma lista de DJs estratégicos, convidados a tocar no Green Valley, o club conseguiu fazer com que a grandiosa estrutura e a tecnologia da casa noturna, feita aos moldes internacionais, chegasse aos ouvidos dos mais importantes nomes do universo do e-music internacional. Um dos resultados obtidos com as ações foi a conquista da 3° colocação do Green Valley na lista dos 100 melhores clubs do mundo na conceituada lista anual da revista Dj Mag, a mesma que elenca os melhores Djs do planeta.

Empresa: Icon Full Marketing
Case: Reveillon Boutique – criatividade, ousadia e o reconhecimento nacional e internacional

Contrariando a lógica e superando grandes concorrentes em Jurerê Internacional e no Brasil, o Reveillon Boutique, antes mesmo de sua segunda edição, foi escolhido como o melhor Reveillon do Mundo pela Mix Mag Inglesa – maior publicação sobre clubs e música eletrônica do planeta. A conquista foi fruto da elaboração de um planejamento e de estratégias de marketing bem estruturadas, utilizando-se de ferramentas criativas e inovadoras que impressionaram, convenceram e fidelizaram clientes do mundo todo.

Empresa: Imobiliária Chapecó
Case: Um Sheik em Chapecó: Marketing de Guerrilha para apartamentos de alto luxo.

A imobiliária Chapecó apostou em estratégias ousadas para a divulgação de um prédio de altíssimo padrão na cidade. Para assegurar que a percepção de exclusividade seria sentida de fato, a empresa desenvolveu, com o auxílio da agência Glóbulo – Célula Criativa, uma campanha que misturava diversos tipos de marketing, viral e técnicas de teatro invisível, tendo como astros principais: um Sheik, uma limousine, apenas cinco outdoors e uma cidade inteira comentando sobre o assunto. O resultado foi a venda de 10 apartamentos, no valor de R$2 milhões cada, com uma ação que custou menos de 5% da verba total destinada ao projeto inteiro, num prazo 42% menor do que o projetado.

Empresa: INOVA Aluguel de Carros
Case: INOVA: a maior locadora catarinense

Em 2005, a Disk Car, franqueada da Avis Rent Car, recebeu a notícia de que a bandeira havia sido vendida, passando a ser gerenciada por um grupo de São Paulo. Temendo perder espaço no mercado, pois os novos donos descontinuariam as franquias, os proprietários traçaram como objetivos dar origem a uma nova marca e a um novo posicionamento do negócio. Para isso, empreenderam tempo em um intensivo round de contatos e negociações. Além disso, definiram uma nova marca, a INOVA, investiram no aumento da carteira de clientes terceirizados e abriram novas lojas. O resultado das ações refletiu diretamente no faturamento que cresceu 24,1% de 2009 para 2010, no mesmo período, a INOVA conquistou um formidável aumento de 30,98% no seu share (número de veículos da frota), que era de 12,2% em 2009 e passou para 15,98% em 2010. A base de clientes teve ampliação de 20%.

Empresa: Lojas Berlanda
Case: Lojas Berlanda – A construção da maior rede de varejo de Santa Catarina

A Berlanda tem apostado em uma tática que inclui muito trabalho, estratégias clássicas do marketing global e ingredientes caseiros como: identificação com o cliente, conhecimento do mercado local e uma logística eficiente para alavancar os negócios. È assim que tem batido de frente com muitos grupos nacionais que começaram a entrar no estado a partir de 2003. Desde então, a Berlanda triplicou suas filiais e multiplicou seu faturamento por cinco, atingindo R$ 300 milhões no ano passado. A meta de fechar 2011 com 150 lojas foi alcançada ainda em setembro e a rede vai comemorar o réveillon com 156 unidades em 146 cidades. Até 2015, a expectativa é que haja uma loja Berlanda em cada um dos 293 municípios catarinenses.

Empresa: Loja Salfer
Case: Lojas Salfer – A Década de Ouro

As empresas ousam lapidar o novo sobre o ouro, quando a convicção é o ouro, a matéria-prima de seus negócios. E quando ocorre, no mínimo correm o risco de fazer muito sucesso. A Salfer seguiu essa lógica. O ouro estava ali, precioso, puro: uma empresa de família, tradicionalíssima, convicta da sua importância no mercado e disposta, muito disposta a revelar-se em novas formas. A escolha poderia ser feita. As opções foram criadas. A Salfer escolheu crescer para tornar-se perene. As decisões tornaram-se trabalho de ourives, lapidando pacientemente com ferramentas precisas uma década de ouro que desenhou o futuro de sucesso, mas um futuro que começa sempre agora.

Empresa: Portobello
Case: Portobello desenvolve estratégia inovadora de marketing digital

A Portobello entendeu que a sua estratégia de marketing deveria ser ampliada além das fronteiras do marketing tradicional e resolveu investir no marketing digital. Para isso, elaborou um planejamento estratégico com uma perspectiva de cinco anos e com um plano anual. A empresa escolheu trabalhar em sete ações estratégicas para cinco públicos de interesse. As ações estratégicas levaram a empresa a aperfeiçoar seu site, que foi transformado num portal. O resultado foi um aumento de mais de 40 % em relação a 2010 da meta do número de visitas estabelecidas para o período. O número de visitas por dia cresceu 94% entre 2010 e 2011. Nas redes sociais a empresa incrementou sua participação em 313%. Bem como gerou conteúdo para Youtube e Flicker. O iPortobello já foi baixado 2.150 vezes em
vários países do mundo.

Empresa: Record News SC
Case: Record News SC A única TV aberta com jornalismo 24 horas

O Grupo RIC identificou um grande desafio mercadológico: o de levar mais informação e notícias aos catarinenses através de um canal de TV aberta. Para atender essa demanda afiliou-se a Record News Nacional e, em pouco mais de quatro meses inaugurou a Record News Santa Catarina. Para o lançamento foi desenvolvida uma completa campanha de comunicação e propaganda que incluiu ações em mídia impressa e eletrônica, mídia externa e internet, seguida de outras campanhas institucionais e comerciais promovendo o produto e difundindo a nova marca e seu conceito inédito de jornalismo 24 horas na TV aberta. Devido ao sucesso mercadológico do projeto, o faturamento do grupo cresceu 73,6% de 2009 para 2010. Os investimentos em tecnologia de ponta colocaram a emissora na vanguarda no setor, com a adoção do sistema de gerenciador de conteúdo digital conhecido como tapeless.

Empresa: SC Gás
Case: Gás natural residencial: os desafios e o sucesso da implantação em Criciúma

A implantação do gás natural residencial em Criciúma em 2010 foi um desafio para a SCGás. Os consumidores mostravam-se satisfeitos com o concorrente, o preço menor não significava uma grande diferença para as classes com maior poder aquisitivo e as vantagens competitivas do produto, como segurança e comodidade, não eram facilmente tangíveis. Sendo assim, a empresa elaborou um projeto para atender, no prazo de dois anos, 86 condomínios, o equivalente a 2.376 unidades residenciais. Para isso, realizou um conjunto de estratégias que incluiu: distribuição de avisos do início e do término das obras, divulgação de folders sobre o gás natural residencial e uma campanha publicitária que ressaltou o atributo da inovação. O resultado superou as expectativas. Atualmente, o combustível é consumido em 881 casas e apartamentos no município e há 2.403 clientes já confirmados aguardando a ligação.

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