21.3 C
fpolis
domingo, maio 5, 2024
Cinesystem

Triagem do Dentista do Bem no Instituto Estadual de Educação

spot_img

Triagem do Dentista do Bem no Instituto Estadual de Educação

spot_imgspot_img

O Projeto Dentista do Bem realizou uma triagem no final da última semana no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis. Os dentistas Carla e Carlos Fey estiveram no colégio durante o período da tarde e analisaram 50 crianças e adolescentes para selecionar as que necessitam de tratamento odontológico com mais urgência e não têm condições de pagar.

As crianças são avaliadas uma a uma pelos profissionais. A seleção é feita através de um índice de prioridade, que beneficia as crianças com problemas bucais mais graves, mais pobres e mais próximas do primeiro emprego.

A doutora Carla Fey, coordenadora do Dentista do Bem em Florianópolis, explica que após essa triagem existe uma avaliação da direção do projeto em São Paulo. “Dessas crianças que avaliamos ontem, as que tiverem maior necessidade serão selecionadas pelo projeto para receberem todo o tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos”.

A seleção das crianças leva em torno de 20 dias e após esse período, os selecionados recebem uma carta do projeto com o nome e telefone do dentista voluntário que irá cuidar do seu caso.

O doutor Carlos Fey, também um Dentista do Bem, diz o projeto ainda é uma gota em um mar de necessidades dentárias e faz um apelo aos dentistas da Grande Florianópolis: “Colegas, vamos participar, é muito gratificante!”.

Dentista do Bem

O Projeto Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem, uma OSCIP que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal e da classe odontológica em relação ao impacto socioambiental de sua atividade.

O Projeto conta com o trabalho voluntário e cirurgiões dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

Atualmente o Projeto Dentista do Bem possui mais de 10 mil dentistas voluntários espalhados em todo o Brasil e também está presente na Argentina, Bolívia, Paraguai, Colôbia, Chile, Equador, Venezuela, Perú, México e Portugal. Mais de 20 mil crianças já foram encaminhadas ao dentista.

Em Florianópolis são 29 voluntários, em São José 9 e em Palhoça 3 . Para participar do Projeto, os pais devem acionar as escolas para que a diretoria entre em contato com o coordenador do projeto de sua cidade. O projeto apenas realiza triagens em escolas da rede pública ou em organizações sociais, em crianças e adolescentes de 11 a 17 anos.

Os dentistas interessados em se cadastrar devem acessar o site www.turmadobem.org.br, fazer o download do Manual do Dentista Voluntário e enviar o cadastro preenchido e assinado para o e-mail carla@sorriasantaclara.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img