18.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

UDESC e Instituto do Carnaval promovem evento voltado ao carnaval

spot_img

UDESC e Instituto do Carnaval promovem evento voltado ao carnaval

spot_imgspot_img

Mesas-redondas e oficinas voltadas ao trabalho de criação e gestão desta festa popular

De 19 a 22 de outubro , o Centro de Artes da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) e o Instituto do Carnaval do Centro de Memória da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro vão promover quatro dias de palestra, seminários, mesas-redondas e oficinas práticas voltadas ao trabalho nas áreas de produção, criação e gestão de carnaval.

As palestras serão ministradas pelo professor e carnavalesco Jayme Cesário, com os temas “Desenvolvimento de Enredo” e “Planejamento Estratégico do Desfile”. Uma das mesas-redondas vai abordar o tema “A arte da escola de samba” e será composta por carnavalescos e coordenada pelo professor do Curso de Moda do CEART, Dé Beirão, a outra mesa, intitulada “Carnaval e identidade nacional – uma questão”, será coordenada por Marja Nunes (Comissão de Carnaval de Florianópolis) e vai contar com a participação de Bruno Filippo (Instituto do Carnaval-RJ), Rosane Porto (Jornalismo-UNISUL) e Fátima Costa de Lima (CEART-UDESC).

Além disso, serão oferecidas oficinas com professores do Instituto do Carnaval do Rio de Janeiro: Angélica Lessa e Luiz Fernando Vianna ministrarão a oficina “Confecção de Fantasias e Adereços para Carnaval” (vagas para 30 alunos); Cláudio Alberto Marques ministrará a oficina de “Arte em Espuma” (20 alunos), Mestre Edinho Roldan vai ministrar a “Oficina de Bateria de Escola de Samba” e a professora de dança Aldelice Braga, a “Oficina de Samba”.

Vale destacar, ainda, que o evento encerrará, às 18h00 do dia 22 de outubro, com a apresentação da Bateria Show do Mestre Edinho, composta por crianças e adolescentes do Projeto Africatarina e com ritmistas e intépretes convidados das escolas de samba e grandes blocos de Florianópolis.

De acordo com a professora Fátima Lima, do curso de Artes Cênicas da UDESC, o evento tem como objetivo “trazer o carnaval para dentro da universidade e promover uma rica troca humana e cultural entre os participantes e as escolas de samba”. Ela destaca também que “as escolas de samba, no Brasil, formam um território à parte de diversidade artística, simbólica e criatividade. Sua atividade produtiva, gerida com profissionalismo cada vez maior, tem muito a compor com as demais artes”, diz ela. Desta forma, “se a partir da união da cultura acadêmica e cultura popular sai i samba!”, complementa.

O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e os interessados devem se inscrever na Direção de Extensão do CEART, das 13h às 18h, entre os dias 11 e 18 de outubro.

Mais informações 321-8332 – (048) 3321-8307 das 13h às 18h

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img