22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Udesc promove workshop sobre desastres ambientais com especialistas de onze países

spot_img

Udesc promove workshop sobre desastres ambientais com especialistas de onze países

spot_imgspot_img

Evento teve início nesta terça-feira em Florianópolis

Inicia na próxima terça-feira (15), em Florianópolis, o 2º Workshop Internacional de História do Ambiente. O evento é promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do Núcleo de Estudos Ambientais, e nesta edição terá como tema “Desastres Ambientais e Sustentabilidade”.

O encontro reunirá até o dia 19 de novembro pesquisadores brasileiros e de outros dez países interessados em discutir estudos de caso de diversas partes do mundo relacionados com alterações e desastres ambientais. O objetivo é analisar a prevenção e o atendimento destes desastres buscando soluções sustentáveis de planejamento regional e urbano.

O workshop será realizado no Centro de Eventos do Hotel Praiatur, na praia dos Ingleses. A programação contará com conferências plenárias, mesas redondas, debates, oficinas, comunicações livres, além de saídas de campo para áreas consideradas de risco na região e no estado de Santa Catarina.

Estão previstas cerca de 20 conferências até o dia 19 de novembro. Durante os cinco dias as atividades serão ministradas por profissionais da Udesc, e de universidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de conferencistas de países como Australia, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido, México, Índia, Cuba, Colômbia e Moçambique.

Também integrará a programação do workshop a celebração do Gis Day, evento internacional incentivado pela Economic and Research Institute (ESRI) e promovido anualmente com o objetivo de alertar para a importância da Geografia na vida das pessoas, promovendo o aprofundamento do tema nas escolas, universidades, comunidades e organizações.

A conferência de abertura do 2º Workshop Internacional de História do Ambiente será na terça-feira (15) às 18h30, com o tema “Desastres Ambientais em Santa Catarina e a contribuição da Udesc para a sua prevenção e enfrentamento”, ministrada pela professora Maria Paula Marimon, do Departamento de Geografia da Udesc.

A abertura oficial do evento acontece na quarta-feira (16), às 8h30, e contará com a presença de autoridades estaduais e regionais, além de representantes da Udesc e de entidades ligadas ao tema.

As inscrições para interessados em participar do workshop estão abertas. A programação completa e o formulário para inscrição podem ser acessados no site do evento. A comissão organizadora assegura aos participantes inscritos o transporte partindo do Centro de Florianópolis e da Udesc para o local do evento, bem como o retorno.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img