19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

UFSC promove curso gratuito para guia das fortalezas da Ilha de Santa Catarina

spot_img

UFSC promove curso gratuito para guia das fortalezas da Ilha de Santa Catarina

spot_imgspot_img

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, oferece de 5 a 9 de dezembro, das 18h30min às 22 horas, no Centro de Cultura e Eventos, Sala Aroeira, curso gratuito para Capacitação de Guias que atuam nas fortalezas. São 60 vagas disponíveis com direito a certificado (frequência mínima der 80%), com carga horária de 20 horas, expedido pela UFSC, documento que será exigido dos guias que atuarão nas fortalezas a partir de 2012 para diminuir os problemas causados por divulgação de informações incorretas.

O curso é uma parceria do ICMBio/MMA, Capitania dos Portos, Instituto Federal de Santa Catarina, Projeto Fortalezas Multimídia e do Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC.

Em função da carência de guias qualificados nas embarcações que transportam turistas para as fortalezas, foram reservadas 30 vagas para Associação das Escunas, que deverão ser preenchidas até o dia 30 de novembro. As demais estão abertas aos interessados. A inscrição é gratuita e deverá ser feita no Projeto Fortalezas da UFSC de 17/11 a 2 de dezembro. A ficha de inscrição deve ser solicitada pelo e-mail ou telefone (48) 3721.8302.

05/12/2011
Projeto da coroa portuguesa de ocupação do Brasil meridional; Herança Açoriana na Ilha de Santa Catarina e Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.
Exibição do Filme “As fortificações da Ilha de Santa Catharina”
Ministrante: Joi Cletison, historiador, Diretor do Núcleo de Estudos Açorianos e Coordenador do Projeto Fortalezas da Ilha de Santa Catarina.

06/12/2011
Sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina
Ministrante: Roberto Tonera, Arquiteto, Coordenador do Projeto Fortalezas Multimídia e responsável pelas restaurações nas fortalezas da Baía Norte.

07/12/2011
Calendário cultural de Base Açoriana e Lendas e mitos na Ilha de Santa Catarina.
Ministrante: Gelci José Coelho, Historiador, museólogo e membro do Conselho Deliberativo do NEA/UFSC.

07/12/2011
APA Anhatomirim – limites e base legal quanto ao turismo embarcado
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, instituído pela Lei Federal nº 9985/2000.
Sotalia guianensis – os hábitos alimentares, de convivência, as áreas de ocorrência, as regras de avistagem e aproximação.
Ministrante: Heitor Schulz Macedo, Sociólogo, Chefe da APA de Anhatomirim/ ICMBio/MMA

08/12/2011
Aspectos de Fidedignidade e postura profissional de um Guia.
Perfil Profissional, Responsabilidade e Ética Profissional.
Prática e Técnica de Guiamento.
Ministrante: Fabiana Calçada de Lamare Leite e Maria Helena Alemany Soares, Professora no Curso de Guias do IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

10/12/2011
Normas de segurança embarcado
Ministrante: Comandante Melo, Capitania dos Portos de Santa Catarina.
Pratica da Visita Guiada, visitaremos as fortalezas de Santa Cruz (ilha de Anhatomirim) e Santo Antonio (Ilha de Ratones Grande) e almoço da Baia dos Golfinhos.
Ministrante: Dilson da Costa, Historiador e Presidente da Associação das Escunas.

Outras informações pelo telefone (48) 3721.8302.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img