18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Unimed Grande Florianópolis monta estrutura médica para o Ironman 2010

spot_img

Unimed Grande Florianópolis monta estrutura médica para o Ironman 2010

spot_imgspot_img

Pelo décimo ano consecutivo, a Cooperativa fará atendimento na maior prova do triatlo nacional

Há uma década, a Unimed Grande Florianópolis cuida da saúde dos participantes da seletiva brasileira do Ironman. No próximo domingo, dia 30, a Cooperativa fará a assistência médica oficial da etapa nacional do Ironman, maior prova mundial de triatlo, que acontecerá em Florianópolis, na praia de Jurerê Internacional. Serão 1650 atletas de 36 países, representando todos os continentes, brigando por uma das 50 vagas oferecidas pela competição, além de US$ 50 mil dólares para os melhores profissionais. A largada será às 7h, e os competidores terão pela frente 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42,1 km de corrida.

A enfermeira responsável pelo Ironman Brasil e gerente dos serviços móveis da Unimed, Marta Regina Bauer, afirma que a prova é muito difícil e, portanto, resulta em um grande desgaste físico e emocional para os atletas. As câimbras e dores musculares são os problemas mais frequentes nesta competição, que exige muita força e preparo físico.

As câimbras podem ser amenizadas com bom treinamento físico e com ingestão adequada de água, cálcio e potássio. A organização do evento distribui frutas ricas nessas substâncias para os competidores durante a prova. Outros problemas comuns são a desidratação e a exaustão física pela perda de sódio e potássio. No ano passado, dos mais de 1,5 mil inscritos no Ironman, 324 triatletas foram atendidos pela Unimed, número que corresponde a mais de 21% do total. Os casos mais comuns foram de dores musculares, câimbras, desidratação e hipotermia.

A estrutura – A Unimed vai montar equipes de atendimento em vários pontos da prova, mas terá um Ambulatório Central, montado em Jurerê Internacional, com macas, cobertores, mantas térmicas, medicamentos de urgência, soros e cilindros de oxigênio. No espaço também terá uma UTI com cardioversor e ventilador pulmonar, além de outros equipamentos importantes. A estrutura é importante e eficaz para eventos desse porte. Caso seja necessário, o atleta será encaminhado para o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da Unimed Grande Florianópolis. Ao todo, são 9 ambulâncias e 73 profissionais envolvidos na atendimento da prova.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img