16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Workshop em Florianópolis capacita educadores a trabalharem com brinquedos científicos

spot_img

Workshop em Florianópolis capacita educadores a trabalharem com brinquedos científicos

spot_imgspot_img

Oficina tem como objetivo estimular os educadores a promoverem atividades experimentais em sala de aula. Inscrições estão abertas

Para apresentar alternativas aos educadores sobre como trabalhar conceitos científicos de forma atrativa, prática e divertida, está sendo organizada a oficina Brincar com a Ciência. No encontro serão discutidas estratégias e opções metodológicas que podem ser integradas ao ensino de Ciências, Física e Matemática. O evento será quarta-feira, dia 09 de fevereiro, no SC Games, o Pólo de Móbile, Games e Entretenimento Digital em Florianópolis (SC).

A oficina terá como base o uso de brinquedos científicos e será ministrada por Licenciados em Física. Ao longo de quatro horas, os professores poderão interagir com os brinquedos, esclarecer dúvidas e compartilhar conhecimento com os demais profissionais. No final haverá sorteio de um brinquedo científico, que poderá ser utilizado pelo professor em sala de aula.

Os brinquedos científicos são ferramentas pedagógicas, pois permitem aos estudantes maior interação com os elementos discutidos nas disciplinas. Enquanto montam e desmontam vários modelos diferentes envolvendo componentes mecânicos (engrenagens, eixos e polias), elétricos (células solares, lâmpadas, geradores e motores), hidráulicos (pistões, roda d’água, câmara de pressão e lançadores de carrinhos a jato d’água), eles podem observar e discutir mais profundamente os princípios de fenômenos físicos e, através de mini-usinas, discutir a geração de energia.

A oficina Brincar com a Ciência é promovida pela Mentes Brilhantes Brinquedos Inteligentes, com o apoio da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no site http://www.mentes-brilhantes.com/.

Essa é uma atividade que integra o projeto Ciência Lúdica. E executado há cerca de um ano tem como base o uso de brinquedos na prática de ensino-aprendizagem de crianças e jovens. Em 2010, conquistou o prêmio Iberoamericano a Inovação e ao Empreendedorismo, na categoria melhor Projeto Social e Ambiental. A metodologia de ensino já está sendo aplicada em algumas escolas da capital catarinense.

Serviço

O que: Oficina “Brincar com a Ciência”
Quando: 09/02/2011 (quarta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Onde: SC Games – Rua Rui Barbosa, 780, bairro Agronômica, Florianópolis (SC)
Valor: R$ 20
Inscrições:
Mais informações em: http://www.mentes-brilhantes.com/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img