27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

A noite é uma Criança – VIII Mostra de Dança Infantil tem pré-estreia nesta quinta

spot_img

A noite é uma Criança – VIII Mostra de Dança Infantil tem pré-estreia nesta quinta

spot_imgspot_img

A pré-estreia do evento A Noite é uma Criança – VIII Mostra de Dança Infantil será às 15h00 desta quinta-feira (15.10), no auditório do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Pelo segundo ano consecutivo, a mostra paralela integra a programação do Mês da Criança da instituição e é dirigida a 138 pacientes internados que não podem ir ao teatro assistir às apresentações da mostra oficial, bem como acompanhantes, funcionários e seus filhos.

A sessão especial contempla crianças e adolescentes de zero a 15 anos de diversos municípios do Estado, muitos deles onde não há atrações deste tipo ou sequer espaços culturais apropriados. Para Cláudia Barros de Mattos Silva, chefe do setor de pedagogia e coordenadora do programa de recreação do hospital, “iniciativas como esta promovem momentos de descontração e bem-estar ao paciente e também ao acompanhante, consequentemente, amenizam a hospitalização e auxiliam no processo de recuperação”. Quanto à primeira edição, ano passado, “os comentários foram os melhores possíveis e a alegria dos pacientes não deixou dúvidas”, conta ela.

Manter durante o ano todo uma programação de entretenimento, além de minimizar o sofrimento, possibilita às crianças levarem do hospital lembranças de coisas bonitas também. Mas o envolvimento da sociedade é fundamental: “partimos do princípio de que, cada vez mais, a comunidade em geral deve participar do dia a dia do hospital”, observa Cláudia, que lembra do apoio constante da direção geral, atualmente encabeçada pelo cardiologista pediátrico Maurício Laerte Silva, e de entidades como a Associação de Voluntárias da Saúde (Avos).
Na plateia, estarão pacientes dos setores de cirurgia, ortopedia, oncologia, cardiologia, queimados, entre outras especialidades, cuja saída daquele ambiente representa um risco ao seu tratamento. No palco, a RB Cia. de Dança, dirigida pelos bailarinos e coreógrafos Ronaldo Rodrigues e Bi Almeida, apresentará fragmentos de “Cartoondança” – espetáculo de dança de salão inspirado em personagens de desenhos animados, histórias em quadrinhos e séries de TV, como a Turma da Mônica, a boneca Emília e o Visconde de Sabugosa, Olívia Palito, Popeye e Brutus, os Flintstones, a turma do Chaves, entre outras que povoam o imaginário infantil. Além disso, o artista Sérgio Ricardo da Silva animará a tarde, com o figurino colorido do palhaço Babão.

MUDANÇA DE DATA DA MOSTRA OFICIAL

A mostra oficial de A Noite é uma Criança, inicialmente agendada entre 21 e 25 de outubro, teve a data alterada. A sessão de abertura será às 20h00 do dia 22 e as demais às 20h00 do dia 23; 16h00, 18h00 e 20h00 dos dias 24 e 25. A mudança ocorreu em função do grande número de grupos inscritos na categoria Baby (quatro a seis anos de idade), fazendo com que fossem abertas duas sessões à tarde, num horário mais apropriado às crianças menores.
Portanto, o evento ocorrerá em quatro dias, com oito sessões, no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na Capital. A edição deste ano tem patrocínio da loja de moda infantil Ai Bai Bia, por meio da qual foi viabilizada novamente a mostra paralela do Hospital Joana de Gusmão, e apoio do Governo do Estado.

Mais informações: www.mostradedanca.com.br.

Foto: Centro Educacional Harmonia, de Florianópolis. CRÉDITO: MURILO JUNIOR

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img