fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - A Páscoa em novos tempos: as mudanças nos hábitos de consumo

10.04.2020

A Páscoa em novos tempos: as mudanças nos hábitos de consumo

10.04.2020
A Páscoa em novos tempos: as mudanças nos hábitos de consumo
Foto: Divulgação

Mais adeptos da comida feita em casa, consumidores vêm fazendo novas escolhas na hora das compras

Com a proximidade da Páscoa e, diante do isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus, os hábitos de consumo também vêm apresentando mudanças. A data religiosa, que no ano passado movimentou em torno de R$ 2,3 bilhões em faturamento do varejo, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tende a sofrer mudanças em função de novos hábitos do consumidor.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Nielsen Company, empresa global de informação, dados e medição germânico-americana com sede em Nova Iorque, apontou um novo perfil de consumo na América Latina devido ao isolamento social; e estes novos hábitos também já vêm sendo observados no mercado catarinense.

Um dos dados apontados na pesquisa da Nielsen é que 85% das pessoas estão cozinhando mais em casa. Em lojas da rede Fort Atacadista em Santa Catarina, por exemplo, é perceptível que muitos clientes têm dado preferência para produtos mais essenciais, como arroz, feijão, óleo de cozinha, farinhas, carnes… itens que são utilizados no preparo das refeições no dia a dia, considerados menos "supérfluos". Essa mudança se dá, provavelmente, em função de muitas pessoas estarem com mais tempo para cozinhar, e também sem a opção dos restaurantes abertos.

Na categoria de abastecimento doméstico, a cesta básica apontou um crescimento de 165%, ainda segundo dados divulgados pela Nielsen, ficando entre os cinco itens que registraram mais procura. Em seguida, o setor de frios com 106%, hortifrutigranjeiros com 93%, carnes com aumento de 59% e padaria/confeitaria com crescimento de 52%. Essa mudança tende a refletir nas escolhas para a Páscoa: a pesquisa apontou que a colomba pascal, pão doce de origem italiana muito consumido também pelos brasileiros nesta época, teve aumento de 101% em março, o que sinaliza que esta pode ser uma opção para a família. Itens como barras de chocolates, caixas de bombons, biscoitos e pipocas de micro-ondas também vêm registrando boa procura nas unidades do Fort Atacadista.

Falando em compras, as redes varejistas reforçaram os estoques para atender à demanda de Páscoa, que vai muito além dos chocolates. Nas lojas do Fort, pescados, azeites, vinhos, cervejas e muitos outros itens que são procurados para os almoços da Sexta-feira Santa e domingo de Páscoa estão com os estoques reforçados. No Fort também foi registrado aumento na procura por cestas básicas, em função do espírito solidário que o momento despertou em muitas pessoas, pois muitos estão comprando para fazer doações.

Facilidades na hora da compra

O Fort Atacadista, com 26 lojas somente em Santa Catarina, já oferece desde 2019 aos clientes o seu cartão exclusivo, o Vuon Card, que, além de descontos exclusivos em alguns itens, oportuniza o parcelamento das compras em até 10 vezes em produtos selecionados. Até a Páscoa, por exemplo, itens como chocolates, pescados, azeites e vinhos, além de toda a linha de bazar, podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros (sendo a parcela mínima de R$ 15,00).

Horários especiais de Páscoa

Entre os dias 10 e 12 de abril, as lojas do Fort em Santa Catarina funcionam em horários diferenciados: sexta e sábado das 8h às 21h e no domingo das 8h às 20h. Somente a loja de Lages não abrirá no domingo.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Pandemia gera nova onda de empreendedorismo em Florianópolis

10.08.2020

Pandemia gera nova onda de empreendedorismo em Florianópolis

Redes de varejo e materiais de construção puxam crescimento da arrecadação do Estado em julho

10.08.2020

Redes de varejo e materiais de construção puxam crescimento da arrecadação do Estado em julho

Prefeitura de Florianópolis e Junta Comercial de Santa Catarina lançam serviço digital que diminui o tempo para abertura de e

10.08.2020

Prefeitura de Florianópolis e Junta Comercial de Santa Catarina lançam serviço digital que diminui o tempo para abertura de e

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.