21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

A beleza das paisagens riograndenses em exposição na Capital Catarinense

spot_img

A beleza das paisagens riograndenses em exposição na Capital Catarinense

spot_imgspot_img

Coletânea de fotografias do artista Zé Paiva compõe a mostra “Natureza Gaúcha”

Durante o mês de agosto a Livrarias Catarinense no centro de Florianópolis vai disponibilizar aos seus frequentadores um pouquinho das belezas naturais do Rio Grande do Sul. A exposição Natureza Gaúcha, do fotógrafo Zé Paiva, convida o público para uma viagem fascinante pelas diferentes facetas da fauna e flora do sul do país.

As fotos, fruto de uma grande expedição feita durante o ano de 2007, retratam as diversas formas como a natureza se apresenta em locais distintos do Rio Grande Sul. A expedição, que deu origem ao livro homônimo Expedição Natureza Gaúcha, foi dividida em três etapas: a primeira percorreu o litoral de Torres ao Chuí, a segunda passou pelo planalto gaúcho e a terceira teve início na Serra do Sudeste, em Caçapava do Sul, seguiu até os Campos Sulinos e terminou nas famosas Missões.

Zé Paiva registrou mais de 15 mil fotografias que mostram com detalhes os 5 mil km percorridos pela expedição. Dentre as fotografias escolhidas para a exposição em Florianópolis, estão imagens dos pampas, da romântica serra e das belas planícies que percorrem o litoral do último estado brasileiro.

O projeto Expedição Natureza, iniciado em Santa Catarina em 2004, continua ativo e atualmente desbrava paisagens do estado de Tocantins. O grande objetivo de Zé Paiva e sua equipe é aliar arte e ciência, fazendo registros da fauna e flora genuinamente brasileira como forma de atrair a atenção da população para as questões ecológicas.

Sobre o artista

José Luiz Martins Paiva, ou Zé Paiva como é mais conhecido, é natural de Porto Alegre/RS e morador de Florianópolis desde 1985. Fotógrafo desde a década de 80, entrou para o fotojornalismo no período em que trabalhou na sucursal do jornal O Globo.

No exterior, o fotógrafo estudou no International Center of Photography, em Nova Iorque, e recebeu menções honrosas no International Photo Awards (Nova Iorque, 2005 e 2006) e no Prix de La Photographie (Paris, 2007).

Zé Paiva realizou exposições em várias cidades brasileiras, e com frequencia suas fotos ilustram livros, revistas, calendários entre outras publicações.

O fotógrafo atualmente possui um estúdio fotográfico na capital catarinense, administra seu banco de imagens online (www.vistaimagens.com.br) e ministra aulas na Escola Superior de Propaganda e Marketing em Porto Alegre

Sobre o Evento

A exposição Natureza Gaúcha, do fotógrafo Zé Paiva, estará aberta ao público de 06 a 31 de agosto, de segunda a sexta-feira das 9h às 20h e aos sábados das 9h ás 16h, na Megastore da Livrarias Catarinense, Rua Felipe Schmidt, nº 60, no Centro de Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6000.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img