22.4 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

A Noite é uma Criança tem pré-estreia nesta quinta-feira

spot_img

A Noite é uma Criança tem pré-estreia nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

A NOITE É UMA CRIANÇA – 9ª MOSTRA DE DANÇA INFANTIL

Pelo terceiro ano consecutivo, os organizadores da mostra nacional de dança infantil A Noite é uma Criança farão a pré-estreia do evento no auditório do Centro de Estudos Miguel Salles Cavalcanti, no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. A sessão especial, marcada para as 15h00 desta quinta-feira (14.10), integra a programação do Mês da Criança da instituição e é dirigida a pacientes internados que não podem ir ao teatro assistir às apresentações da mostra oficial, bem como acompanhantes, funcionários e seus filhos.

A mostra paralela contempla crianças e adolescentes de zero a 15 anos de diversos municípios do Estado, muitos deles locais onde não há atrações deste tipo ou sequer espaços culturais apropriados. Segundo Cláudia Barros de Mattos Silva, chefe do setor de pedagogia e coordenadora do programa de recreação do hospital, “mesmo passando por um processo de internação, é preciso pensar em estratégias para manter a essência que a criança tem. Por meio de iniciativas como esta, podemos reforçar esse lado mágico e lúdico que todas elas precisam”.

Com apoio constante da direção geral, atualmente sob responsabilidade do cardiologista pediátrico Maurício Laerte Silva, e de entidades como a Associação de Voluntárias da Saúde (Avos), procura-se manter durante o ano todo uma programação de entretenimento que, além de minimizar o sofrimento, possibilita às crianças levarem do hospital boas lembranças também. Mas, para isso, a participação da comunidade no dia a dia do Joana de Gusmão, que dispõe de 138 leitos, é essencial. “É fato concreto que a troca estabelecida nesses encontros favorece a todos, e para os nossos pacientes e acompanhantes é extremamente importante”, observa Cláudia.

Os artistas

A plateia será formada por pacientes dos setores de cirurgia, ortopedia, oncologia, cardiologia, queimados e de outras especialidades, cuja saída daquele ambiente representa um risco ao seu tratamento – por causa da exposição a situações climáticas desfavoráveis, ar poluído e até mesmo por estarem em cadeiras de rodas ou recebendo medicamento intravenoso. É para eles que 23 bailarinas do Primeiros Passos Grupo de Dança, do Colégio Criativo, apresentarão durante cerca de 30 minutos seis coreografias, entre balé, dança de rua e estilo livre: “Oficina do Gepeto”, “Step Up”, “Brilhar”, “Avatar”, “Pink Hop Dance” e “New York”.

As meninas Ana Paula Santiago, Bruna dos Santos, Dannielle Costa, Gabriela Schinato, Gabrielly Peixoto, Giovanna Peressoni, Hanna Klein, Júlia de Souza, Laís Amorim, Lara Aaron, Luiza Mariano, Luiza Morfim, Maria Eduarda Knoblauch, Maria Eduarda Schmitz, Maria Olívia Pires, Mariah Lobo, Mariah da Silveira, Mariah Klein, Milena Martins, Sofia Silveira, Sthefany de Souza, Thábata Ouriques e Vitória Marsura, com idades entre nove e 13 anos, foram coreografadas pela professora Fernanda Marafioti. Ela é a diretora do Primeiros Passos, com o qual conquistou prêmios em diversos festivais pelo Estado. Já o figurino foi criado pela professora Eliana Gonçalves, chefe do Departamento de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)
Também convidado para abrilhantar a tarde, o mágico Sandro Spigolon divertirá os pacientes no auditório e ainda nos quartos de quem não pode sair da cama, com um show que mistura teatro, circo, mímica e dança. Paranaense de Ivaiporã, aos nove anos, foi com a família para São Paulo, onde aprendeu a arte que já apresentou pelo Brasil, Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal. Formado há mais de 20 anos pela escola de teatro Emilio Fontana, vive em Florianópolis há quase metade deste tempo. Desde que se estabeleceu na cidade, atua como voluntário do Joana de Gusmão.

No teatro

Organizada por Lenise Pavan Gonzaga de Andrade, diretora geral, e Carlos Eduardo Lourenço de Andrade, coordenador geral, A Noite é uma Criança – 9ª Mostra de Dança Infantil ocorrerá no Teatro Governador Pedro Ivo, anexo ao Centro Administrativo do Governo do Estado de Santa Catarina, na Capital, de 21 a 24 de outubro. Na edição deste ano, mais de duas mil crianças de diversas cidades catarinenses e do Rio de Janeiro apresentarão cerca de 240 coreografias de vários estilos. Mais informações, no site www.mostradedanca.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img