22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Abertas as inscrições para o Startup Weekend Women Floripa 2019

spot_img

Abertas as inscrições para o Startup Weekend Women Floripa 2019

spot_imgspot_img

 

“Empreenda como uma garota”, este será o tema desta edição do Startup Women Floripa. Os interessados já podem fazer suas inscrições pelo link: bit.ly/swwfloripa. O evento será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, na sede do Sebrae Santa Catarina, localizado na Rodovia José Carlos Daux , KM 01, João Paulo. O Women é uma edição especial do Startup Weekend (SW) e tem com foco a inclusão e desenvolvimento de liderança feminina. O evento propõe que 75% dos participantes, mentores e organizadores sejam mulheres ou se identifiquem com o gênero feminino.

Ao longo de 2019, cerca de 20 SWs adotaram a temática voltada às mulheres. Os organizadores pretendem trazer mais diversidade para o empreendedorismo feminino. “Estamos trabalhando na comunicação visual, na divulgação para atrair uma maior diversidade do público feminino e masculino nesta edição” informa a organizadora Mariana Belini.

 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups, Santa Catarina é o estado com maior proporção de empresas desse tipo no país: uma startup para cada 40 mil habitantes.

 

O Observatório ACATE, da Associação Catarinense de Tecnologia, fez um panorama em 2018 da evolução do ecossistema catarinense de tecnologia nos últimos dois anos, segundo os dados, em relação aos trabalhadores na área de tecnologia da Grande Florianópolis, a ocupação feminina corresponde a 37% dos colaboradores. Já o levantamento dos empreendedores filiados a ACATE esse percentual diminui, pois apenas 25,6% são mulheres.

 

O Startup Women tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo, incentivar a igualdade de oportunidades entre gêneros, promover a inclusão das mulheres no segmento de inovação, empreendedorismo e tecnologia. Uma oportunidade de compartilhar ideias, desenvolver e criar projetos que podem se tornar negócios reais, que poderão alimentar o ecossistema de inovação de Florianópolis. 

 

Metodologia

 

Os Startup Weekends seguem o mesmo modelo: qualquer pessoa é bem vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. Equipes são formadas em torno das ideias mais votadas e, a partir daí, são 54 horas de criação de validação de ideias, produtos ou serviços e de mercado, modelagem de negócios, programação, design. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos a um corpo de jurados em uma nova oportunidade de receber feedback de profissionais com carreiras consolidadas.

 

Experiência

 

Nas 54 horas do Startup Weekend, os participantes experimentarão os altos, baixos, diversão e pressão que compõem a rotina de uma startup. Conheça a programação do evento:

 

Sexta-feira: Tudo começa na noite de sexta-feira, quando os participantes compartilham suas ideias e inspiram outros a se juntarem em times.

Sábado: Ao longo do dia as equipes buscam por modelos de negócios e criam um produto mínimo viável (MVP), utilizando metodologias e ferramentas como Lean Startup (Canvas), Business Model Generation e Desenvolvimento de Clientes.

Domingo: Os times recebem orientações sobre como apresentar seus negócios de forma estruturada e consistente. Mentores convidados, que estarão à disposição dos participantes ao longo de todo o SW, avaliarão os projetos e oferecerão feedback. Ao final, as ideias são avaliadas por jurados que indicam meios para o desenvolvimento do

negócio.

 

O evento, criado e mantido pela aceleradora americana Techstars, tem como parceiro em Santa Catarina o Sebrae/SC, por meio do projeto StartupSC, e como mantedores nacionais o Darwin Startups, Baptista Luz Advogados e Sympla. Essa edição tem como patrocinadores Ágora Tech Park, Aurora Alimentos, Escola do Financeiro, Foresee (B3), Indyxa, Involves, Multilog, PagueVeloz, Projuris, Softplan, Silva Santana & Teston. 

Serviço

O que: Startup Weekend Women Floripa 2019

Quando: Nos dias 22, 23 e 24 de novembro,

Onde: No Sebrae Santa Catarina, localizado na Rodovia José Carlos Daux , KM 01, João Paulo

Link Inscrições: bit.ly/swwfloripa

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img