19.2 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Abertas as inscrições para oficinas gratuitas de violão e teoria musical em Florianópolis

spot_img

Abertas as inscrições para oficinas gratuitas de violão e teoria musical em Florianópolis

spot_imgspot_img

Estão abertas as inscrições para as oficinas ‘’A(Cor)da as Cordas’’ e ‘’Linguagem Teórica Musical’’. As inscrições podem ser feitas nesta quarta, 22, até às 17h e na quinta-feira, 23, na Igrejinha da UFSC, das 10h às 12h no período da manhã e das 15h às 17h à tarde. São dez vagas para cada uma das quatro turmas ofertadas e as aulas serão nas sextas-feiras pela manhã. A atividade é gratuita.

Os projetos têm o propósito de levar à comunidade uma vivência cultural e musical através da iniciação ao violão e linguagem teórica. As aulas iniciarão nesta sexta-feira, dia 24, e acontecem semanalmente em todas as sextas-feiras pela manhã, até 20 de dezembro, com intervalo nas duas últimas semanas de julho. Há turmas com início às 08h20 e às 09h20, para violão iniciante/popular, e às 10h20 e às 11h20, para teoria musical/iniciantes. As aulas terão duração de uma hora cada, e os participantes devem trazer seu próprio instrumento (violão).

De acordo comos organizadores, o Projeto “A(Cor)das Cordas” propõe a prática coletiva do violão e visa estimular os benefícios citados, pois o ensino da música através do violão desperta e desenvolve o gosto musical. A prática com o instrumento favorece o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação e sociabilização.

Já com a oficina “Linguagem Teórica Musical”, o aluno terá uma completa compreensão do universo sonoro, ouvir o mundo com outro ‘olhar’ que permita relacionar a diversidade sonoro-musical à realidade contemporânea, aprofundando em conceitos que são inerentes a diversas culturas, locais ou não, como ritmo, alturas, texturas entre outras.

As oficinas de iniciação ao violão estão divididas em dois conteúdos: musicalização e criação/práticaem conjunto. Nestaetapa privilegia-se a sensibilização do aluno para as realidades sonoro-musicais, apresentação dos conceitos fundamentais da música e do instrumento, através de uma metodologia que prevê atividades que estimulem a experimentação, a expressão individual e coletiva, além da apreciação crítica, visando ampliar o universo musical do aluno.
As oficinas de teoria musical são divididas e alternadas entre Rítmica, Melodias e harmonia, sendo abordadas concomitantemente, com várias atividades envolvendo a criação coletiva, a aplicação prática das teorias estudadas e a percepção musical.

Sobre o ministrante
Jeasir Rego é formado em Música – Bacharelado, pela Universidade Livre de Música de São Paulo, 1990 a1994, e cursa a sétima fase de Licenciatura em Música na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. O ministrante tem mais de 20 anos de experiência como professor de música e instrumentista – flautas e saxofone. Tem dado aulas particulares e em diversos conservatórios e escolas livres de música: flauta doce e transversal, saxofone, violão, teoria musical, harmonia, contraponto e história da música. Incluindo aulas de musicalização infantil do Programa Música na Escola Pública SP. Atuou em diversos estúdios de gravação como flautista, saxofonista, arranjador e produtor. Participou como instrumentista do Quarteto Da Capo de Jazz e Bossa Nova – Big-Band da Universidade Livre de Música; da Banda Brasil-Jamaica, do Grupo de Música Latino Americana Tarancón e do Grupo de música Latino Americana Terra Mestiça.

As atividades das oficinas de violão e teoria musical, em estágio curricular, serão supervisionadas pela professora Gabriela Flor, do Departamento de Música da UDESC, e por Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura da UFSC.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img