18.7 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Abertas inscrições de curso de português para haitianos em Florianópolis

spot_img

Abertas inscrições de curso de português para haitianos em Florianópolis

spot_imgspot_img

Até o dia 27 deste mês serão aceitas inscrições de haitianos que queiram aprender gratuitamente a Língua Portuguesa e concluir o ensino fundamental. O curso será ministrado pela Secretaria de Educação de Florianópolis por intermédio do programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Eja. É voltado apenas para haitianos que moram na capital catarinense. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

As inscrições podem ser feitas por telefone em quatro locais. Os interessados podem ligar para o 3251-6102, na Secretaria de Educação; 3251-6224, no Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Social; 3229-3719,  no Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes; e no  3251-6266, na Coordenadoria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial.

 As aulas irão iniciar no dia 30 de março, sempre das 19h às 22h, na Fundação Vidal Ramos, localizada na Rua Vitor Konder, 321, Centro. A turma deve ser formada por no mínimo 25 estudantes.

 Cidadão do Mundo

A ação é parte do projeto “Cidadão do Mundo”, realizado pela administração municipal em conjunto igualmente com a Associação de Haitianos em Florianópolis, a Kay Pa Nou, expressão que significa “Nossa morada”.

 O objetivo do curso é contribuir para a inclusão dos imigrantes na cidade e auxiliá-los no acesso aos serviços públicos. Atualmente, existem cerca de 200 haitianos na região da Grande Florianópolis. Nas aulas serão debatidos os direitos de imigrantes e, nesse contexto, serão desenvolvidas práticas de leitura e escrita. As aulas serão ministradas por um professor da EJA.

 O curso tem duração de dois anos, mas a expectativa é que, tendo em vista oreconhecimento dos estudos anteriores realizados pelos alunos, ainda no Haiti, a maioria seja certificada neste ano.

A demanda para o atendimento dos estudantes haitianos foi apresentada à EJA em 2014. No segundo semestre, o atendimento começou a ser realizado com uma turma no núcleo de EJA sediado na Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, na área Continental.

 Busca por uma vida melhor

Com 10 milhões de habitantes possui 2.750 km² e é a primeira república negra das américas. Seus idiomas oficiais são o francês e crioulo. Ex-colônia francesa, em 1º de janeiro de 1804, o paísfoi o primeiro da América Latina a conquistar sua independência.

 O Haiti é o país mais pobre das Américas e oprincipal motivo da imigração de seus habitantes para outros países é busca por melhores oportunidades de trabalho e estudo. A violência e os estragos causados pelo terremoto que matou 120 mil pessoas em 2010 também estão entre os fatores que os levam a tomar essa decisão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img