Florianópolis, 20 de julho de 2024

Abertura da programação da 50ª Convenção Nacional AsBEA foi marcada por uma série de palestras sobre arquitetura, arte, sustentabilidade e brasilidades

spot_img

Compartilhe

Evento aconteceu na noite da última quarta-feira, 19. Convenção segue até o dia 22 com painéis e palestras sobre arquitetura e mudanças climáticas, centralidades urbanas e Inteligência Artificial

Foi realizada na noite desta última quarta-feira, 19, a abertura oficial da 50ª Convenção Nacional AsBEA, com uma série de palestras abertas ao público. O evento aconteceu no recém-inaugurado Sapiens Parque e contou com a participação de representantes de entidades do segmento de todo o Brasil.

O Colegiado das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CEAU) promoveu palestras de profissionais sobre o tema “Arquitetura e Identidade”. A arquiteta paraguaia-brasileira Gloria Cabral deu início à programação da noite, discutindo a reestruturação de espaços para melhorar a qualidade dos serviços que impactam socialmente a população local, além do uso de material de demolição no orçamento total das obras e seu impacto ambiental. Em seguida, a arquiteta Paula Zasnicoff compartilhou experiências sobre a interface entre arte e arquitetura e destacou a integração entre obras arquitetônicas e a paisagem natural das cidades.

A convidada especial da AsBEA-SC, Néli Pereira, encerrou a noite com uma palestra inspiradora sobre a hospitalidade brasileira. Autora do livro “Da Botica ao Boteco: Plantas, Garrafadas e a Coquetelaria Brasileira”, Néli apresentou sua pesquisa sobre ingredientes nacionais e a decolonização do paladar, oferecendo uma visão embasada em estudiosos da cultura brasileira sobre como tornar espaços confortáveis e conhecer profundamente o entorno é essencial na hora de oferecer uma hospitalidade genuína aos visitantes. Além disso, destacou a necessidade de se conhecer ingredientes brasileiros e a história do Brasil para criar sabores autênticos e promover a descolonização dos sabores e experiências. Néli fechou a noite mostrando aos presentes uma forma simples de fazer uma legítima caipirinha sem coqueteleira.

A programação da 50ª Convenção Nacional AsBEA segue até sábado, 22 de junho, com painéis e palestras realizados no Il Campanário Resort sobre temas como mudanças climáticas, centralidades urbanas e Inteligência Artificial.