23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Abertura da Exposição Marinhas – Arqueologia da Morte no Museu Histórico de SC

spot_img

Abertura da Exposição Marinhas – Arqueologia da Morte no Museu Histórico de SC

spot_imgspot_img

A exposição Marinhas – Arqueologia da Morte, de Orlando Azevedo, com abertura agendada para quinta-feira, dia 6 de outubro, às 19h, no Museu Histórico de Santa Catarina, é um pré-lançamento do Festival de Fotografia Floripa na Foto, que ocorre no Centro Histórico de 25 a 30 de outubro.

Há mais de duas décadas o fotógrafo vem coletando objetos, emoções e revelações que o mar devolve à terra numa peregrinação e mergulho às profundezas dos oceanos da memória.

A matéria-prima vem da praia, onde o fotógrafo recolhe animais em decomposição, ossos, conchas, objetos oxidados e até um ursinho de pelúcia envolto em arame. Apesar das imagens decompostas, ele diz que a mostra é um elogio à vida, uma promoção da “ressurreição da extinção”.

Marinhas – Arqueologia da Morte é composta por 20 imagens de 1m x 1m30cm. São verdadeiros achados e fósseis em transformação que após recolhidos por Orlando Azevedo são transportados para seu atelier onde ele os fotografa em câmeras de grande formato.

Ao voltar-se para o mar, Azevedo revive a infância. Nascido na Ilha Terceira (Açores/Portugal), cresceu fascinado pelo Oceano Atlântico e pelas imagens a que tinha acesso na revista National Geographic, da qual o avô e o pai foram assinantes.

“Isso foi decisivo na minha formação visual.” Já em Curitiba, para onde se mudou em 1963 com os pais, Azevedo envolveu-se com poesia e música, integrando uma das principais bandas do Estado, A Chave, que fez história entre 1969 e 79.

“Sempre olhei e mergulhei no horizonte infinito em busca de descobrir o que encontrava e existia além”, define. Em seu percurso quase sempre solitário, o fotógrafo é um arqueólogo das emoções mais ocultas, redescobre a pátina da memória, rasga a ansiedade e paixão, recolhe os pedaços e as cicatrizes sobreviventes.

Livros publicados

1987 Fitas e Bandeiras Venske

1988 Foz do Iguaçu – Nossa Terra

1994 Jardim de Anões

2002 Coleção Coração do Brasil, três volumes: Homem, Terra e Mito

2002 Iguaçu

2004 Sudarium

2004 Brennand

2008 Expedição Coração do Brasil – Paraná

www.orlandoazevedo.com.br

www.photographica.com.br


O quê: Abertura da exposição Marinhas – Arqueologia da Morte, de Orlando Azevedo.

Quando: Abertura dia 6 de outubro, quinta-feira, às 19h. Visitação até 15 de novembro, de terça a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 10 às 16h.

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa. Praça 15 de Novembro, 227, esquina com Rua Tenente Silveira, Centro, Florianópolis.

Quanto: gratuito.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img