19.2 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Ação de Limpeza da Praia de Jurerê recolhe resíduos nocivos ao meio ambiente

spot_img

Ação de Limpeza da Praia de Jurerê recolhe resíduos nocivos ao meio ambiente

spot_imgspot_img

Iniciativa em comemoração à Semana Mundial da Limpeza contou com a participação de 100 pessoas de entidades e comunidade

               A Ação de Limpeza da Praia de Jurerê, promovida pelo Grupo Habitasul na manhã desta sexta-feira, reuniu cerca de 100 pessoas e resultou no recolhimento de aproximadamente 70 quilos de resíduos. A maioria deles de baixo peso e tamanho, como canudos, copos e plásticos, exatamente os que representam maior risco para os animais marinhos. O material será transformado em baldinhos de praia, que serão doados para a creche localizada na Praia do Forte.

A ação, que tem o lema “Praia mais Limpa, Jurerê mais Linda”, foi em conjunto com parceiros públicos, privados e ONGs, e vem ocorrendo periodicamente desde 2020, sendo esta a oitava edição. A iniciativa marca a Semana Mundial da Limpeza, que acontece em 180 países e foi organizada pelo setor de sustentabilidade da Habitasul.

O ponto de encontro foi em frente ao IL Campanario Villaggio Resort e a atividade ocorreu durante toda a manhã. Salete Pereira, Coordenadora de Sustentabilidade do Grupo Habitasul, explica que chamou a atenção a quantidade de materiais. “Mesmo sendo baixa temporada, com fluxo pequeno de pessoas na praia, ainda assim havia um volume considerável”, salienta.

Ela explica que o objetivo da iniciativa é conscientizar principalmente os moradores e frequentadores da praia. “É importante que eles tenham conhecimento sobre a destinação correta de resíduos, que muitas vezes acabam poluindo a vegetação, a areia e o próprio mar, afetando a vida marinha. Os animais confundem com comida e muitos acabam doentes e até morrendo”, explica.

A próxima edição acontecerá em novembro e será novamente aberta a toda a comunidade. Para o ano de 2024, a meta é tornar o evento bimestral. Para participar, basta chegar na praia e não é preciso levar nenhum material, pois tudo é disponibilizado no local: luvas, baldinhos, água, frutas, etc. “Esperamos servir de exemplo e motivação para que ações semelhantes ocorram em outras praias de Florianópolis”, reforça Salete.

O projeto conta com a cooperação de vários parceiros: IL Campanario Villaggio Resort, hotel Jurerê Beach Village, Jurerê OPEN, SAE (Serviço de Água e Esgoto de Jurerê in_), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Comcap, Associação R3 Animal, Projeto Tamar e a educadora física Fabi Novaes. A realização é JIQS (Jurerê Internacional Qualidade Sustentável), Jurerê in_ e Habitasul, com apoio de educadores ambientais da Eco Local Brasil. 

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img