26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Ação de universitários doará óculos de grau a moradores da Capital neste fim de semana

spot_img

Ação de universitários doará óculos de grau a moradores da Capital neste fim de semana

spot_imgspot_img

Uma ação social viabilizada por iniciativa de estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) vai proporcionar a doação de centenas de óculos de grau neste fim de semana para moradores da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. As informações são da assessoria de imprensa da Udesc. 

Programada para acontecer neste sábado, 7, e domingo, 8, na Associação de Moradores da Costeira do Pirajubaé (Amocop), a ação beneficiará especialmente crianças e adolescentes – a meta é contemplar cerca de 300 pessoas.

A iniciativa é de alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), mobilizados pelo time Enactus Esag Udesc – equipe do centro de ensino que integra as atividades da organização internacional Enactus.

A ação seguirá o mesmo cronograma nos dois dias: distribuição de senhas aos interessados a partir das 9h, seguida de realização de exames médicos, confecção e doação dos óculos pelos voluntários participantes, todos integrantes do time Enactus Esag Udesc.

Parceria entre universitários

A doação dos óculos foi viabilizada graças a uma parceria firmada com a organização não governamental Renovatio, criada por outra equipe de universitários ligados à Enactus: a do Insper, de São Paulo.

No ano passado, o time Enactus Insper venceu o campeonato nacional da organização com um projeto que propõe a produção de óculos de grau de qualidade e baixo custo, por pessoas em situação de vulnerabilidade, para doação em comunidades carentes, utilizando uma tecnologia alemã, a OneDollarGlasses.

Tecnologia alemã possibilita a produção de óculos de grau de qualidade e baixo custo

O projeto deu origem à organização Renovatio, formada por universitários, cujo projeto VerBem – que produz e doa óculos de baixo custo para quem não pode pagar por eles – já beneficiou mais de mil pessoas.

As ações da organização são voltadas especialmente aos jovens, uma vez que a deficiência visual é apontada como a maior causa de evasão escolar no Brasil.

Unidade móvel

A Renovatio apoiará a ação do próximo fim-de-semana disponibilizando sua unidade móvel oftalmológica – um ônibus com dois consultórios e capacidade para atender 200 pessoas por dia – que virá de São Paulo, além do material utilizado para a produção dos óculos.

Florianópolis será a sétima cidade brasileira visitada pelo ônibus, que já realizou mais de dez mutirões de diagnósticos pelo País.

Além de atuar na ação com cerca de dez voluntários, o time Enactus Esag Udesc viabilizou a participação do médico que prestará o atendimento.

Time Enactus Udesc Esag mobiliza alunos dos três cursos do centro de ensino

Criado no início deste ano, o time Enactus Esag Udesc conta atualmente com 45 integrantes dos três cursos do centro de ensino – Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas – que atuam no desenvolvimento de diferentes projetos.

Mais informações na página do time no Facebook.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img