20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

ACATE participa da 6ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

spot_img

ACATE participa da 6ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

spot_imgspot_img

Resultados dos debates nos grupos de trabalho serão divulgados no dia 11 de maio em evento online aberto ao público 

 

Reforçando seu papel no fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) é uma das parceiras da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) na etapa regional da Grande Florianópolis da 6ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Como representante das empresas de tecnologia, a associação participou dos grupos de trabalho,  contribuindo  para  a construção do diagnóstico atual do ecossistema.  A próxima etapa, de divulgação dos resultados, será realizada no dia 11 de maio, em um encontro online aberto ao público. Para participar basta acessar a plataforma Cecti.inlive.tec.br.

 

Na etapa regional, realizada no mês de abril, a ACATE também auxiliou no convite aos  representantes das universidades locais, do governo, do setor empresarial e da sociedade civil organizada para participar dos grupos de análise de percepção. No total foram 60 participantes divididos em seis grupos temáticos: Institucionalização e Inovação; Infraestrutura e Ciência; Desenvolvimento Regional e Tecnologia; Mercado e Inovação; Educação e Ciência; e Ciência e Tecnologia. 

 

O diretor executivo da ACATE, Gabriel Sant’Ana Palma Santos,  foi um dos participantes  do grupo Ciência e Tecnologia. Ele explica que a percepção da sociedade sobre as políticas de fomento à ciência e inovação no estado são fundamentais no direcionamento das ações. “A ACATE, como representante das empresas de tecnologia, está acompanhando e sempre em contato com as demais hélices da inovação para que tenhamos um ecossistema cada vez mais forte e integrado. Uma das percepções gerais é a necessidade de dar mais visibilidade às iniciativas que já existem, para que toda a sociedade saiba das capacidades, potencialidades, estrutura, pesquisas e outras ações que o estado têm”, explica. O diretor ainda destaca que as empresas de tecnologia são um grande ativo catarinense, e é necessário empregar melhor essas tecnologias que são desenvolvidas aqui para a melhoria da própria sociedade.

Na visão de Luiza Guerreiro, diretora da Vertical Economia Criativa da ACATE, que integrou o grupo Educação e Ciência, o debate é fundamental para pensar no futuro. “Como empresários do setor de tecnologia, precisamos pensar em como transformar inovação em produtos, além de mudar a forma de lidar com a ciência e novas tecnologias”, diz. 

 

Sobre a conferência

 

A VI Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e pela Fapesc. “A conferência tem o objetivo de organizar um mapa estratégico para o plano estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, de forma regionalizada e contemplando as várias dimensões e eixos estratégicos”, explica o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.

 

Para isso, diz Holthausen, é essencial a participação dos atores envolvidos no ecossistema catarinense. “Convidamos pesquisadores, empreendedores, inovadores, gestores e representantes do poder público para participar das etapas regionais da conferência e contribuir para o fortalecimento da pesquisa e inovação em Santa Catarina. Com a efetiva participação poderemos construir um modelo mais forte e colaborativo com ações estratégicas que impactarão no desenvolvimento de Santa Catarina para os próximos anos.”

 

A abertura foi realizada em 25 de fevereiro e o encerramento será em 10 de junho. Entre esses encontros, ocorreram as etapas regionais, realizadas na Grande Florianópolis, Serra, Sul, Oeste e Meio Oeste, Norte e Planalto Norte e Vale e Alto Vale do Itajaí.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img