17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

ACIF instala impostômetros em Florianópolis

spot_img

ACIF instala impostômetros em Florianópolis

spot_imgspot_img

Quase um bilhão de reais. Esse é o valor em impostos pago pelos contribuintes de Florianópolis desde 1º de janeiro de 2014. A quantia passou a ser divulgada para toda a cidade pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) a partir desta segunda-feira, 29. A entidade está veiculando em seu site  e redes sociais, e em painéis digitais localizados na Beira Mar Norte e no Itacorubi o Impostômetro de Florianópolis. A ferramenta mostra, em tempo real, a soma de todas as receitas em taxas, tributos e impostos pagos pelos contribuintes da cidade ao Governo Federal neste ano – no total, os contribuintes de todo o país já pagaram 1,2 trilhões de reais.

Serão 360 inserções diárias em cada painel e um contador fixo no site da ACIF, com o objetivo de alertar a população, de forma direta, sobre a alta carga de impostos – são cerca de cinco meses de trabalho do ano dedicados ao pagamento de impostos federais, estaduais e municipais. A cada minuto, os florianopolitanos pagam 2,4 mil reais em impostos e até agora, desembolsaram 952,294 milhões de reais. Com o valor, é possível construir 3,3 mil postos de saúde equipados, 10,3 quilômetros de redes de esgoto, 69 mil salas de aulas equipadas ou asfaltar 828 quilômetros de ruas e estradas.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil possui a 14ª maior carga tributária do mundo e foi eleito, pela quinta vez consecutiva, o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos.

O Impostômetro utilizado pela ACIF é o mesmo da Associação Comercial de São Paulo (ASCP), criado e mantido pelo IBPT e segue metodologia própria. Para os números de Florianópolis, será utilizado o filtro “Arrecadações por Capital”. A divulgação do Impostômetro de Florianópolis conta com a parceria da empresa Criativa Painéis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img