spot_imgspot_img
Florianópolis, 3 novembro 2024

ACIF promete participação intensa nos debates de 2010

GeralACIF promete participação intensa nos debates de 2010
spot_img

BMW M Power Floripa apresenta o novo BMW M3 Competition

Evento será realizado pelas Encontros Motor, no dia 9...

LIDE SC promove debate sobre Tecnologia e Vantagem Competitiva com lideranças empresariais

Vertical de Inovação e Comitê de Inovação Comercial reúnem...

BRDE e WBG tratam sobre resiliência urbana e parcerias público-privadas

Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul...
spot_img

Compartilhe

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) pretende, em 2010, ampliar o número de Regionais, criar novos serviços para os empresários associados à entidade e participar intensamente das grandes questões da cidade, especialmente durante a campanha eleitoral. A informação é do presidente, Doreni Caramori Júnior, que reuniu a imprensa na quarta-feira (9) para um balanço das atividades do ano. “A ACIF está se consolidando como um porta-voz atuante do empresariado da região e este processo vai ser aprofundado no decorrer do próximo ano”, disse.

Ao completar, em 2009, 95 anos, a entidade alcançou a marca de 2.204 associados, o que a coloca em primeiro lugar no ranking da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Esse é apenas um dos resultados de uma série de ações que foram implantadas a partir de maio, com a posse da atual diretoria (gestão 2009/2011). A primeira delas foi a discussão, definição e instituição do Mapa Estratégico, que detalha os 29 objetivos estratégicos e as 22 metas em sete áreas de concentração – Gestão, Rede, Comunidade, Representação, Soluções, Opinião e Exposição. “O mapa auxilia os cerca de 200 voluntários – diretores e membros dos conselhos Superior e Fiscal – a terem foco nos mesmos objetivos”, informou Doreni.

Além da implantação de ferramentas de gestão que estão garantindo melhores resultados administrativos, financeiros e de recursos humanos, a ACIF realizou outras ações voltadas ao seu público alvo – o setor produtivo -, mas também à sociedade. Uma destas ações é a que envolveu a participação da entidade na negociação entre o Poder Legislativo e o setor produtivo no debate sobre a lei antitabagista.

“Ouvimos as demandas das partes, realizamos encontros e participamos da elaboração de um substitutivo global que garantiu os direitos da população e também dos empresários”, comentou o dirigente, lembrando que outras duas leis contaram com a participação ativa da entidade – a do Gerenciamento Costeiro e do Microempreendedor Individual (MEI).

Outro ponto alto de 2009 foi a criação das Plenárias ACIF. A Associação instituiu um novo fórum de debates na cidade, com a realização mensal de palestras com personalidades de destaque nos segmentos político, econômico e social. Participaram das Plenárias o ex-governador e ministro e atual presidente de honra do DEM, Jorge Bornhausen, o diretor de Relações com Investidores da Petrobras, Paulo Campos, o governador Luiz Henrique da Silveira e o vice-governador Leonel Pavan.

Semana do Empresário

O estímulo à descentralização das atividades da ACIF é uma das ações que merecem destaque. Mensalmente, a entidade escolhe uma de suas cinco Regionais – Canasvieiras, Ingleses, Lagoa da Conceição, Continental e Sul da Ilha – e nela realiza cerca de 20 eventos com o objetivo de movimentar economicamente os bairros e oferecer treinamento e capacitação. “Trata-se de um evento de importância estratégica, pois ao valorizarmos as regionais, fortalecemos a própria associação”, defende Doreni, que a cada reunião transfere para a regional a reunião semanal da Diretoria Executiva. “É uma forma, também, de prestigiar os diretores em suas regiões de abrangência”.

No campo tributário, também é marcante o papel da ACIF. A proposta da entidade foi encampada pela Facisc e está prestes a se transformar em uma Proposta de Emenda Complementar (PEC), a ser apresentada no Congresso Nacional por iniciativa do deputado federal Jorge Boeira (PT/SC). “Isso demonstra a seriedade e maturidade dos estudos que realizamos ao longo dos anos, sempre com uma abordagem propositiva e consistente”, explica o presidente.

Ações voltadas diretamente aos associados finalizam o balanço de 2009. Foram mais de mil treinamentos em áreas distintas, seis missões empresariais (para o Brasil e exterior), além da criação de uma área de produtos e serviços por meio da revitalização da rede de vantagens, banco de currículos, Serasa e assistência odontológica para as empresas.