18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

ACIF e Sebrae realizam Oficina do Empreendedor em Florianópolis

spot_img

ACIF e Sebrae realizam Oficina do Empreendedor em Florianópolis

spot_imgspot_img

O SEBRAE/SC e a ACIF (Associação Empresarial de Florianópolis) realizam de 11 a 13 de junho, a Oficina do Empreendedor Sebrae – Iniciando ou Administrando o Seu Próprio Negócio, em Florianópolis. Trata-se de um evento de orientação para empreendedores que desejam iniciar uma atividade empresarial e para empresários interessados em melhorar o desempenho da sua empresa. As atividades – palestras e consultorias gratuitas – acontecerão no Ginásio Carlos Alberto Campos, ao lado do Estádio Orlando Scarpelli, no bairro Estreito. As inscrições podem ser feitas antecipadas pelo www.sebrae-sc.com.br ou 0800 570 0800. Também no local, no dia do evento.

Segundo informações da Pesquisa GEM 2008, o Brasil ocupa a 13ª. posição no ranking mundial de empreendedorismo e a 3ª. entre os integrantes do G-20, grupo que congrega importantes países industrializados e emergentes e que juntos representam por volta de 90% do PIB mundial e 80% do comércio internacional. De cada 100 brasileiros em idade adulta 12 realizam alguma atividade empreendedora, ou seja, cerca de 14,6 milhões de brasileiros. A pesquisa revela também que, pela primeira vez em nove anos (desde que foi criado o estudo no Brasil), inverteu-se a proporção entre as pessoas que empreendem por necessidade e oportunidade. Para cada brasileiro que empreende por necessidade, há dois que o fazem por oportunidade. Ainda assim, levantamentos indicam que a falta de planejamento e de capacitação gerencial estão entre as principais causas do índice de empreendimentos mal sucedidos, juntamente com outros fatores tais como tributação elevada, excesso de burocracia, dificuldades de acesso a crédito, etc.

Por isso, um dos grandes desafios do SEBRAE/SC é fazer com que toda empresa tenha seu plano de negócio, orientações práticas sobre gerenciamento, legalização e acesso a crédito para aumentar ainda mais a taxa de sobrevivência dos negócios de pequeno porte que em Santa Catarina que é de 75,9%. ‘Queremos também contribuir para melhorar a geração de oportunidades e oferecer aos interessados condições de empreender de forma segura, crescer e ter sucesso na atividade empresarial’, afirma o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara.

Circuito de Oficinas

As oficinas começaram a ser oferecidas em 2005 e estão sendo levadas a todo o Estado pelo SEBRAE/SC em parceria com diferentes instituições como prefeituras universidades e entidades empresariais, como é o caso da ACIF parceira do evento programado para Florianópolis. Mais de 25 mil atendimentos em todo o Estado foram realizados nos últimos 2 anos por meio da Oficina Sebrae.

‘São ações pró-ativas do SEBRAE/SC para popularizar os serviços de orientação empresarial e divulgar as soluções que a Instituição oferece’, explica Anacleto. A intenção, lembra o diretor, é tornar o SEBRAE/SC mais acessível e ‘contribuir para a sobrevivência das micro e pequenas empresas’, destaca.

Na Oficina do Empreendedor o SEBRAE/SC vai oferecer, gratuitamente, diferentes soluções para os empreendedores que querem iniciar uma atividade empresarial e para empresários (formais ou informais) que querem melhorar a administração do seu negócio, com palestras e consultoria, loja com publicações, vídeos e informações empresariais. Também haverá atendimento individual com contadores e informações sobre microcrédito.

A Oficina do Empreendedor SEBRAE de Florianópolis é uma realização do SEBRAE/SC e da ACIF, com patrocínio Banco do Brasil, Banco do Empreendedor e Prefeitura Municipal.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img