17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

ACIF realiza encontros e entrega reivindicações aos candidatos ao Governo do Estado

spot_img

ACIF realiza encontros e entrega reivindicações aos candidatos ao Governo do Estado

spot_imgspot_img

Na próxima semana, serão sabatinados Colombo (dia 13, segunda) e Ideli (dia 14, terça). Angela encerra eventos no dia 21

Na reta final da campanha eleitoral, faltando menos de um mês para o pleito, a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) realiza ciclo de encontros com os três principais candidatos ao Governo do Estado. A primeira rodada será com Raimundo Colombo (DEM), na próxima segunda-feira (dia 13), seguido de Ideli Salvatti (PT) na terça (14). A candidata Angela Amin (PP) encerra a programação no dia 21.

Além de abrir espaço para que os candidatos exponham suas propostas aos associados, a associação também irá entregar um documento com cinco prioridades de gestão apontadas por meio de pesquisa realizada junto aos 2,4 mil associados. São elas: compromisso com a reforma tributária da entidade, investimentos em infraestrutura e educação, nova forma de gestão na área de segurança pública e definição de uma política clara de saneamento. “Vamos ouvir os planos e propostas de cada um deles, mas também queremos que os candidatos se posicionem e se comprometam com as demandas do setor produtivo da Grande Florianópolis”, afirma o presidente da ACIF, Doreni Caramori Júnior.

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) entregará, durante os encontros, a Cartilha Voz Única, um documento que contém reivindicações do setor empresarial de todas as regiões do Estado. “Estamos em 145 cidades, aglutinamos quase 25 mil empresas e em torno de 60 mil empresários. Isto faz com que tenhamos um leque farto de informações, pois o empresário que mora e desenvolve seu empreendimento na Grande Florianópolis, por exemplo, é quem sabe das necessidades da sua região”, afirma Alaor Tissot, presidente da FACISC.

A ACIF criou ainda um hot site (www.acif.org.br/eleicoes2010), no qual traz uma série de informações sobre a atuação da entidade durante as eleições. “O conteúdo dos encontros com os candidatos será gravado e ficará disponível para os nossos associados que não puderem comparecer nos dias dos eventos”, afirma o diretor de Relações Governamentais, Bernardo Meyer. No site é possível conferir ainda as ações que 29 candidatos com base eleitoral na Grande Florianópolis (deputados estaduais e federais, senadores e governadores) planejam em relação às cinco reivindicações da entidade.

Resumo das propostas da ACIF

1) Compromisso com a proposta de reforma tributária ACIF/FACISC

A proposta tem como objetivo simplificar o processo de cobrança tributária, garantindo maior eficiência, e de desonerar custos de empresas e pessoas físicas. Os dois grandes pilares da proposta se encontram no novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substituiria os tributos sobre o consumo (PIS, Cofins, Cide, IPI, ICMS e ISS), e no novo Imposto sobre Movimentação Financeira (IMF), que seria definitivo e permitiria substituir vários tributos que oneram as empresas e as famílias.

2) Infraestrutura

A entidade identifica a necessidade de execução de quatro projetos: novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz; implantação do “Contorno de Florianópolis”, entre Tijucas e Palhoça; acessos rodoviários ao aeroporto, interligando as principais rodovias estaduais que cortam a Ilha, e implantação do transporte marítimo (terminal, turístico e de carga).

3) Segurança

A ACIF defende uma nova forma de gestão, na qual haja maior entrosamento entre os diferentes órgãos (PM, PC, Guarda Metropolitana), que passariam a desenvolver ações conjuntas. Entre essas ações, combate ostensivo à informalidade e ao tráfico de drogas.

4) Educação

Para melhorar o contexto atual, a Associação defende ações focadas nos professores (avaliação por produtividade, por exemplo) e em programas direcionados ao ensino médio e profissionalizante como implantação de rede estadual de ensino a distância e parcerias entre as instituições de ensino e iniciativa privada para o desenvolvimento de pesquisas voltadas às demandas do setor produtivo.

5) Saneamento básico

Entre as propostas, está a parceria entre os municípios da região para a criação de um consórcio público regional para exploração dos serviços de água e esgoto, com meta de cinco anos para a solução definitiva, e a implantação de uma usina de tratamento térmico para o lixo urbano.

Serviço

O que: Ciclo de encontros com candidatos ao Governo do Estado, promovido pela ACIF.

Quando: Raimundo Colombo (segunda, 13, às 19h30), Ideli Salvatti (terça, 14, às 20 horas) e Angela Amin (segunda, 21, às 20h).

Onde: Auditório da ACIF, rua Emílio Blum, 121, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img