17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Ações da Rede de Inovação de Florianópolis impactaram mais de 1,8 mil pessoas

spot_img

Ações da Rede de Inovação de Florianópolis impactaram mais de 1,8 mil pessoas

spot_imgspot_img

A Rede de Inovação Florianópolis, iniciativa que é pioneira no país há dois anos, fechou o último semestre com números significativos com relação ao fomento do ecossistema de inovação e tecnologia na capital catarinense. Formado por quatro centros de inovação credenciados: CIA DowntownCIA PrimaveraCIA Sapiens Parque e SOHO, o projeto somou 158 ações e 1.809 pessoas impactadas, com a realização de eventos, capacitações, visitas técnicas, atendimento aos empreendedores e missões técnicas. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE e a Prefeitura Municipal de Florianópolis.

 

Para estimular a conexão, foram realizados entre os meses de fevereiro a maio 77 eventos próprios, com a participação de 1.314 pessoas. Oito deles foram promovidos pelo SOHO, localizado na área continental de Florianópolis, no bairro de Coqueiros, reunindo 213 pessoas. Localizado no Norte da Ilha, em Canasvieiras, o CIA Sapiens Parque realizou 11 eventos, com 163 pessoas. O CIA Primavera, com sede na Rodovia SC-401, somou 46 eventos, com a participação de 754 pessoas. E os outros 12 eventos são do ACATE Downtown, localizado na região Central de Floripa, com 184 participantes.

Com relação às capacitações, foram 26 neste mesmo período, com a participação de 245 pessoas. Além do formato presencial, os treinamentos também ocorreram de maneira online, a partir de 23 de março, em virtude da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de isolamento social. O SOHO realizou 6 capacitações, com 69 pessoas; cinco delas foram promovidas pelo CIA Sapiens Parque, com 49 participantes; a CIA Primavera impactou 80 pessoas com a realização de 10 capacitações; e 47 participantes foram registrados nas cinco capacitações realizadas pelo CIA Downtown.

Realizadas pelos agentes de promoção da inovação, as 36 visitas técnicas somaram 227 visitantes, entre os meses de fevereiro e março, antes do decreto municipal com as restrições relacionadas ao isolamento social. Dezenove pessoas tiveram a oportunidade de conhecer o SOHO, durante três visitas realizadas; no CIA Sapiens Parque foram 3 visitas e 16 visitantes. O CIA Primavera registrou 24 visitas com a recepção de 167 visitantes; e no ACATE Downton foram realizadas seis visitas com 25 visitantes. Destaque para a comitiva da Suíça, da cidade de Schaffhausen, que visitou o CIA Primavera no dia 14 de fevereiro.

 

Escritórios de Promoção da Inovação

 

Foram 18 atendimentos aos empreendedores, realizados pelos Escritórios de Promoção da Inovação (EPIs), localizados nos quatros centros de inovação com o objetivo de esclarecer dúvidas e apoiar o ecossistema de inovação e tecnologia em Florianópolis. No mês de março, foi recebida a comitiva da Universidad Nacional San Agustin, de Arequipa, no Peru. Composto por cinco pessoas, o grupo visitou o centro de inovação ACATE Primavera para conhecer mais sobre a atuação da Associação dentro do ecossistema de Florianópolis, além da parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis na gestão em rede dos Centros de Inovação Municipal e os programas estratégicos da ACATE. Na ocasião, o diretor executivo da Associação, Gabriel Sant’ana, apresentou alguns dos principais indicadores do ACATE Tech Report de 2019, reforçando a maturidade do ecossistema local de inovação e tecnologia.

 

Para os próximos meses, alguns ajustes serão necessários com relação às ações presenciais, para respeitar as restrições decretadas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis como forma de combater a Covid-19. Os eventos continuam no formato online. As visitas técnicas, assim como os atendimentos presenciais, foram suspensos por tempo indeterminado, porém os atendimento continuam de forma remota pelos Escritórios de Promoção à Inovação (EPI) aos empreendedores para o apoio e os esclarecimentos necessários.

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre o trabalho realizado pela Rede de Inovação Florianópolis, envie um e-mail para redecia@acate.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img