fique por dentro de floripa

- Trânsito - Plano de Mobilidade Urbana terá colaboração dos moradores de Florianópolis

23.10.2015

Plano de Mobilidade Urbana terá colaboração dos moradores de Florianópolis

23.10.2015
Plano de Mobilidade Urbana terá colaboração dos moradores de Florianópolis
Foto: Mauro Vaz/PMF/Arquivo

“Estamos em busca de uma solução prática e realista para que possamos aplicar e melhorar o cotidiano dos cidadãos”, disse o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, sobre os trabalhos de complementação do Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis, lançados nesta quinta-feira, 22, na Capital. 

 A partir de 3 de novembro, moradores de todas as regiões da cidade poderão participar das discussões do Plano através de reuniões setoriais. Além deste espaço, a comunidade poderá encaminhar diretamente ao IPUF suas sugestões e dúvidas sobre o assunto. 

 De acordo com o superintendente do IPUF, a cidade procura desenvolver um plano de mobilidade que integre seus habitantes com alternativas de transporte além do automóvel. Para isso, é primordial que todos os setores da sociedade estejam engajados. Por isso, estudos e pesquisas elaborados pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS) estão sendo colocados em prática em conjunto com o Plano de Ação Florianópolis Sustentável.

 Na visão de Acácio Garibaldi, um bom plano de Mobilidade Urbana deve ser factível e se basear em diretrizes realistas, que tenham por objetivo melhorar a vida da população nesta área. Ele destacou que a equipe técnica do órgão de planejamento urbano vem desde 2013 discutindo esta questão. 

 Para ele, o que deve ser levado em conta é o deslocamento de uma pessoa de sua casa até onde deseje chegar e seu retorno. No caso do uso de transporte urbano, que deverá ser incentivado pelo novo PMU, isto envolve o acesso a terminais de integração ou a locais de embarque. Além disso, lembra, deverá ser estimulado o uso de outros modais, como a bicicleta.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

16.09.2019

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

26.08.2019

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.