21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Ações ambientais da Petrobras tornam Brasil Surf Pro um dos campeonatos mais sustentáveis do mundo

spot_img

Ações ambientais da Petrobras tornam Brasil Surf Pro um dos campeonatos mais sustentáveis do mundo

spot_imgspot_img

Competição encerra temporada de 2011 em Florianópolis, deixando legado para o litoral brasileiro por meio do projeto Petrobras Surf pelas Florestas

Durante as cinco etapas de 2011 da maior competição de surfe do País, o Brasil Surf Pro, diversas cidades do litoral brasileiro receberam ações a fim de informar, educar e engajar a sociedade local e os surfistas com foco na importância de preservar nossas florestas. Não será diferente na última etapa, realizada em Florianópolis, na praia da Joaquina, de 14 a 18 de dezembro, quando será decidido o título brasileiro feminino e masculino.

Além da gestão sustentável do evento, o projeto ambiental Petrobras Surf pelas Florestas oferece espaços de conhecimento e integração socioambiental, palestras, visitas de escolas municipais à praia com atividades pedagógicas, café da manhã socioambiental e expedição de conhecimento. As atividades possibilitarão que a comunidade, lideranças socioambientais locais, público e surfistas tenham uma convivência com a cultura de sustentabilidade.

Para engajar as feras do surfe nessa “onda” ambiental o evento criou os “surfistas verdes”. Cada onda surfada que receber nota igual ou acima de oito corresponderá ao plantio de cinco árvores. Já a tão esperada nota 10 vai gerar 50 plantios. Entre a neutralização das emissões de CO2 do evento e os plantios realizados pelos “surfistas verdes”, a estimativa é que sejam plantadas 500 árvores até o final da competição, dependendo das condições do mar.

Uma parceria especial foi desenvolvida com o Projeto Carbono Social em Rede, do Centro Vianei de Educação Popular, contemplado pelo Programa Petrobras Ambiental e que atua na região serrana de Santa Catarina, no entorno do município de Lajes. Todas as emissões de CO2 geradas pelo Brasil Surf Pro serão compensadas por meio de plantio de árvores em propriedades de agricultores familiares. As árvores dos “surfistas verdes” serão plantadas no recém criado “Bosque do Surfe” em homenagem a esta parceria.

“A Petrobras é uma parceira de longa data do surfe nacional e, ao mesmo tempo, fortemente comprometida com a sustentabilidade. Por isso, as competições patrocinadas pela Companhia são uma ótima oportunidade para realizar ações promocionais “, explica o coordenador de Promoções da Petrobras, Diego Pila. “Este ano, resolvemos focar em ações de entretenimento, informação e engajamento do público jovem, das comunidades locais e dos surfistas quanto à importância de preservar nossas florestas. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos.”

O sucesso da metodologia utilizada na plataforma sustentável pode ser medido pela reação dos participantes da Global Wave Conference, conferência organizada pela Surfrider Foundation e realizada em outubro nas cidades de Biarritz (França) e San Sebastián. (Espanha). “Apresentei o projeto durante o evento e os participantes, de países como França, Portugal, Holanda, Austrália, Japão, EUA, Argentina e México, disseram não conhecer outro projeto que aborde a questão de sustentabilidade com tanta profundidade e seriedade”, conta Glenn Suba, coordenador-geral das ações ambientais do Brasil Surf Pro.

Expedição – Para encerrar esta edição do projeto com consciência e atitude, a equipe ambiental do campeonato realizará no sábado, dia 15, uma expedição ecológica de stand up paddle (modalidade de surfe praticada com ajuda de remos), canoas e caiaques pela Lagoa da Conceição, em parceria com entidades de surfe locais.

Além disso, dez árvores serão plantadas para homenagear o final do Ano Internacional das Florestas. “A gente preserva aquilo que amamos e vamos apresentar a belíssima Lagoa de Conceição de outro ângulo, pouco conhecido, no intuito de engajar cada vez mais pessoas na luta pela sua preservação”, comenta Glenn Suba.

No domingo dia 18, o Brasil Surf Pro (BSP), em parceria com o Projeto Tamar de Florianópolis e o Joaquina Surf Club, mobilizarão na praia da Joaquina, nas dunas e no costão, um grande mutirão de limpeza. A iniciativa vai preparar o caminho para a soltura de tartarugas marinhas reabilitadas após captura acidental em redes de pesca. A ação será realizada em frente à estrutura do evento, entre as baterias da semifinal e final.

“Vamos trabalhar juntos com a ONG Joaquina Surf Club para deixar um legado de educação e conhecimento ambiental, mostrando a importância do surfe no engajamento da população em prol da preservação das praias”, explica Glenn Suba. A organização também promoverá um curso de pedagogia e gestão ambiental para escolas associadas da Aces (Associação Catarinense das Escolas de Surf) e associações de surfe, com palestras, metodologias e encenação de atividades pedagógicas, além de noções básicas de gestão ambiental das praias onde operam.

Alunos de escolas municipais e integrantes de projetos sociais da região terão oportunidade de curtir a área da competição entre os dias 14 e 16. Recebidos pela equipe pedagógica do campeonato, a garotada fará um passeio pela estrutura do evento e participará de gincanas e atividades pedagógicas com foco na preservação das florestas.

Os alunos e convidados do evento conhecerão o espaço Petrobras Surf Pelas Florestas e aprenderão dicas simples de como preservar as florestas do Brasil. A tenda funcionará ao lado da estrutura principal do BSP, nos dias do evento.

O programa Petrobras Surf Pelas Florestas conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente.
As etapas do Brasil Surf Pro são transmitidas ao vivo pelo www.brasilsurfpro.com.br.

Agenda Ambiental Brasil Surf Pro – Etapa Florianópolis – Praia da Joaquina

14/12 – 16/12 – 8 às 11h30 e 13 às 17h – Excursões de projetos sociais e escolas municipais para local do campeonato.

16/12 – 14 às 16h – Curso em Pedagogia e Gestão Ambiental (segunda parte).

17/12 – 7 às 10h – Expedição Surf Pelas Florestas – Remada pela Lagoa da Conceição.

17/12 11 às 12h – Eco-brunch – Confraternização entre representantes de projetos ambientais e da comunidade Surfe do Florianópolis.

18/11 – 8 às 10h – Mutirão de limpeza da praia da Joaquina.

18/11 – 10h30 às 11h – Soltura de Tartarugas Marinhas (entre semifinais e finais).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img