18.9 C
fpolis
segunda-feira, junho 17, 2024
Cinesystem

Açorianos prometem apoio a projeto que preserva sua cultura em Florianópolis

spot_img

Açorianos prometem apoio a projeto que preserva sua cultura em Florianópolis

spot_imgspot_img

Florianópolis pode contar com total apoio e parceria de Angra do Heroísmo, sua cidade-irmã desde 1994, para instalação de um espaço que objetive promover o resgate e a preservação da cultura açoriana. A promessa foi feita ontem (22) pela presidente da Câmara daquele município do arquipélago de Açores, Andréa Pereira, ao receber o presidente do Legislativo florianopolitano, Gean Loureiro (PMDB), acompanhado do também vereador Celso Sandrini (PMDB), a quem apresentaram um projeto, inédito no Brasil, previsto para a localidade de Ribeirão da Ilha, que contempla, num único local, as mais diferentes manifestações da cultura, folclore, gastronomia, história e outros aspectos da presença açoriana na Ilha de Santa Catarina. A presidente da Câmara, que nos Açores tem função executiva (de prefeita) ficou “maravilhada”, conforme fez questão de dizer, com o projeto catarinense, e prometeu agendar uma visita a Florianópolis o mais rápido possível para que ele se concretize o mais rápido possível.

Em Ponta Delgada, a capital administrativa da região autônoma, Gean e Celso levaram o projeto à Diretoria Regional das Comunidades, organização do governo que cuida das questões burocráticas e culturais. Seus dirigentes se dispuseram a apresentar novas sugestões de forma que o espaço – que está se evitando denominá-lo como Centro de Tradições Açorianas – contemple todo o “mundo açoriano, nos mais diversos aspectos possíveis, e não apenas na parte cultural”. Nessa ilha, que surpreendeu os dois vereadores pelas várias semelhanças que ela tem com Florianópolis, principalmente no aspecto arquitetônico, foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal, Berta Cabral, que também se sensibilizou com o projeto e prometeu ajudar em tudo o que for possível.

Gean e Celso seguem quarta-feira para Lisboa. Entre os principais compromissos, até sábado, estão visitas e encontros com a presidente do Instituto Camões, Simoneta Afonso; com o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Antonio Fernandes da Silva Braga; e com o ministro Luiz Felipe Marques Amado, do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img