19.7 C
fpolis
sexta-feira, maio 3, 2024
Cinesystem

Ada Faraco De Luca assume a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania nesta segunda-feira

spot_img

Ada Faraco De Luca assume a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania nesta segunda-feira

spot_imgspot_img

A deputada estadual Ada De Luca será empossada como secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) nesta segunda-feira, 9, às 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Florianópolis. Na mesma solenidade, o diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), Leandro Antônio Soares Lima , será empossado como secretário-adjunto. As informações são da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.

Natural de Criciúma, no Sul do Estado, deputada estadual três vezes, atualmente no terceiro mandato, e presidente do PMDB Mulher de Santa Catarina, Ada Faraco De Luca retorna à função que ocupou no primeiro mandato do governador João Raimundo Colombo.

Neta de Addo Caldas Faraco, prefeito de Criciúma por quatro mandatos, filha do advogado Addo Vanio Faraco, primeiro deputado estadual cassado no ano de 1964 durante a ditadura militar, Ada Faraco de Luca é casada com Walmor De Luca, deputado federal por 16 anos pela região Sul. Ela é formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, com especialização em Políticas Penitenciárias.

Ada Faraco De Luca atuou na assessoria jurídica da Câmara Federal por 39 anos e foi uma das primeiras filiadas do MDB de Criciúma. Ela participou da luta pela “Anistia” e candidatou-se a vice-governadora pelo MDB de Brasília, além de coordenar a campanha das “Diretas Já” ao lado de nomes expressivos da política nacional como Ulysses Guimarães, Waldir Pires e Pedro Simon.

Eleita deputada estadual em 2006, com mais de 30 mil votos, e em 2010 ,com quase 42 mil votos, assumiu a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) em maio de 2011 tendo como lema de trabalho “Sistema Humanizado, Cidadania Respeitada”, onde desenvolveu um trabalho voltado para a humanização, com projetos de ressocialização pelo trabalho e pelo estudo junto aos reeducandos nas unidades penitenciárias e socioeducativas. Também reforçou o trabalho de atendimento aos consumidores catarinenses por meio do Procon/SC, vinculado à SJC.

Em abril de 2014, Ada Faraco De Luca deixou a secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e retornou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina para concorrer ao terceiro mandato como deputada estadual.

Integrante da bancada feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e considerada uma das mais atuantes parlamentares do legislativo catarinense, Ada Faraco De Luca foi reeleita com 47.813 mil votos e, agora, à convite do governador Raimundo Colombo, volta ao cargo de secretária de Estado da Justiça e Cidadania para continuar seu trabalho de humanização e ressocialização.

Secretário adjunto

Ada convidou  Leandro Antônio Soares Lima para ser o secretário-adjunto da secretaria. Ele é agente penitenciário desde 1988 e pedagogo. Tem publicações na área de Educação Prisional e recebeu diploma e medalha do mérito acadêmico em 2005. Leandro trabalhou por 12 anos na atividade de agente penitenciário na Penitenciária Estadual de Florianópolis e, posteriormente, atuou como Gerente de Apoio Operacional do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), onde também exerceu a função de diretor interino.

Em março de 2006, assumiu a gerência da Casa do Albergado de Florianópolis “Irmã Maria Uliano”, permanecendo como administrador daquela unidade até junho de 2011, quando foi convidado a assumir a direção da Penitenciária Estadual de Florianópolis. Em setembro de 2011, assumiu como diretor do Departamento de Administração Prisional (Deap), onde permaneceu até hoje. Também atuou como ministrante de cursos, palestrante em congressos e professor na cidade de Florianópolis.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img