20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Alameda Cultural movimenta Avenida Hercílio Luz neste sábado

spot_img

Alameda Cultural movimenta Avenida Hercílio Luz neste sábado

spot_imgspot_img

O boulevard da Avenida Hercílio Luz vai receber neste sábado (20/03) o projeto Alameda Cultural, reunindo num mesmo espaço diversas atividades artísticas e manifestações da cultura local. Das 10h às 15h, o trecho da via de pedestres situado entre a Rua Anita Garibaldi e a Travessa Jornalista Oswaldo Mello será ocupado com apresentações gratuitas de música, teatro, dança, folclore e contação de histórias, além de exposições de artesanato, artes plásticas e literatura, entre outras atividades. A programação gratuita é organizada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), dentro das comemorações do aniversário de 284 anos da cidade.
Para garantir a segurança das pessoas, o trecho da via em direção à Avenida Mauro Mauros será interditado para a apresentação dos grupos musicais e do boi-de-mamão. “Este é o segundo ano de realização do projeto no local, com grande sucesso, e valorizando um espaço público que foi revitalizado pela prefeitura. Teremos a participação de quase cem artistas do município”, destaca o Superintendente da FCFFC, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz.

Palco 1 – Sons e Tons de Floripa

10h – Gente da Terra
11h30 – Apresentação / Oficina da Bateria da Unidos da Coloninha
12h – Compasso Aberto
13h30 – Neco

Palco 2 – Nossas Raízes

10h – Boi-de-mamão do Pantanal
10h45 – Grupo da Terceira Idade / UFSC
11h30 – Apresentação / Oficina da Bateria da Unidos da Coloninha
12h – Contadores de História / SESC
12h40 – Grupo de Dança Alma Negra
13h – Afoxé

Outras atividades

*Artesanato (olaria, crivo, renda, tear, cestaria, fuxico)

*Escultura em argila

*Literatura (títulos editados pela FCFFC)
*Artes Plásticas com participação dos artistas Flávia Fernandes, Júlia Amaral, Clara Fernendes e Jair Martins

• Flávia Fernandes – artista multimídia, com mostras individuais e coletivas em museus, galerias, centros culturais, desde 1975. Nos últimos anos tem realizado intervenções na paisagem urbana e natural, em certames nacionais e internacionais. Para a Alameda Cultural, a artista propõe uma intervenção urbana chamada Desenhando a cidade, onde um plástico será estendido entre as árvores do calçadão da Avenida Hercílio Luz e as pessoas poderão criar um desenho que se relacionará com a paisagem urbana ao fundo, marcando o olhar de cada um sobre a cidade. Haverá canetas hidrocor disponíveis para os interessados.

• Júlia Amaral – com o trabalho Paisagem Móvel de Observar, stencil, 2007 – 2010, iniciado com a Revista Recibo, Júlia aborda o tema observatório móvel. A partir do stencil, a artista dá mobilidade à paisagem para acompanhar a pessoa em qualquer espaço e multiplicar-se.

• Clara Fernandes – apresenta instalações que se infiltram no ambiente e transbordam reflexões pelo espaço urbano. Em suas criações/construções artísticas, revela um conjunto de obras que buscam aproximar tempo e espaço, indivíduo e lugar em uma leitura dialética.

• Jair Martins – possui um trabalho caracterizado pela superposição de planos de cores que obedecem a uma rigorosa lógica formal. Ícones provenientes das antigas tradições da ilha de SC são transformados em signos plásticos inseridos em composições com novas conotações, ampliando seu significado e possibilidades expressivas.

Serviço

O quê: Alameda Cultural
Quando: sábado (20/03) – das 10h às 15h
Onde: Boulevard da Avenida Hercílio Luz
Trecho entre Rua Anita Garibaldi e Travessa Jornalista Oswaldo Mello
Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img