spot_imgspot_img
Florianópolis, 20 janeiro 2025

Aliança Francesa adia abertura da exposição dos premiados em concurso internacional de fotografia

VariedadesAliança Francesa adia abertura da exposição dos premiados em concurso internacional de...
spot_img

Figueirense 2025: O Furacão renova confiança e parcerias

O esporte catarinense e os torcedores do Figueirense embarcam...

Fundação Cultural BADESC abre inscrições para oficina gratuita

Interessados em participar da atividade “Processos de Impressão Artesanal”,...
spot_img

Compartilhe

Foi alterada a data da exposição “Métiers du Monde”, inicialmente marcada para outubro, em Florianópolis. A nova data ainda será divulgada pela organização do evento. 

A mostra “Métiers du Monde” (“Profissões do Mundo”) contempla as imagens do 3º concurso de fotografia organizado pela Fundação Aliança Francesa. Para a exposição foram selecionadas 44 imagens para compor uma mostra coletiva que circula pelas diferentes Alianças Francesas de todo o mundo.

Desde 2010, a Fundação Aliança Francesa organiza todos os anos um grande concurso de fotografia, em parceria com a revista Courrier International. Em sua 3ª edição, em 2012, as 167 Alianças Francesas de 74 países dos cinco continentes foram convidadas a participar organizando em seu país um concurso local e definindo um vencedor por Aliança Francesa. O júri oficial em Paris se reuniu em fevereiro de 2013 para deliberar e designou 25 fotógrafos amadores vencedores, com um total de 44 fotografias.

O grande vencedor foi o representante chinês Xiaogang Ning, de Shanghai, que foi premiado com uma estada de uma semana em Paris e com uma exposição individual em galeria da capital francesa. Junto de Ning, outros quatro fotógrafos foram considerados os melhores: Swarat Ghosh (Índia), Samuel Breuil (República Dominicana), Wuttiphat Phongphaew (Tailândia) e Jimmy Lava (Vanuatu).

O objetivo do concurso é valorizar a riqueza e a pluralidade da rede de Alianças Francesas do mundo e dar visibilidade aos fotógrafos amadores com uma turnê internacional que começou com duas exposições em Paris, em 2013, na Cité Internationale des Arts e na galeria da Fundação Aliança Francesa.
A iniciativa ocorre através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Tractebel Energia.