16.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Aliança Francesa adia abertura da exposição dos premiados em concurso internacional de fotografia

spot_img

Aliança Francesa adia abertura da exposição dos premiados em concurso internacional de fotografia

spot_imgspot_img

Foi alterada a data da exposição “Métiers du Monde”, inicialmente marcada para outubro, em Florianópolis. A nova data ainda será divulgada pela organização do evento. 

A mostra “Métiers du Monde” (“Profissões do Mundo”) contempla as imagens do 3º concurso de fotografia organizado pela Fundação Aliança Francesa. Para a exposição foram selecionadas 44 imagens para compor uma mostra coletiva que circula pelas diferentes Alianças Francesas de todo o mundo.

Desde 2010, a Fundação Aliança Francesa organiza todos os anos um grande concurso de fotografia, em parceria com a revista Courrier International. Em sua 3ª edição, em 2012, as 167 Alianças Francesas de 74 países dos cinco continentes foram convidadas a participar organizando em seu país um concurso local e definindo um vencedor por Aliança Francesa. O júri oficial em Paris se reuniu em fevereiro de 2013 para deliberar e designou 25 fotógrafos amadores vencedores, com um total de 44 fotografias.

O grande vencedor foi o representante chinês Xiaogang Ning, de Shanghai, que foi premiado com uma estada de uma semana em Paris e com uma exposição individual em galeria da capital francesa. Junto de Ning, outros quatro fotógrafos foram considerados os melhores: Swarat Ghosh (Índia), Samuel Breuil (República Dominicana), Wuttiphat Phongphaew (Tailândia) e Jimmy Lava (Vanuatu).

O objetivo do concurso é valorizar a riqueza e a pluralidade da rede de Alianças Francesas do mundo e dar visibilidade aos fotógrafos amadores com uma turnê internacional que começou com duas exposições em Paris, em 2013, na Cité Internationale des Arts e na galeria da Fundação Aliança Francesa.
A iniciativa ocorre através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Tractebel Energia.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img