22.5 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Florianópolis registra alta no custo de vida em abril

spot_img

Florianópolis registra alta no custo de vida em abril

spot_imgspot_img

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) divulgou nesta terça-feira, 5, o Índice de Custo de Vida na Capital no mês de abril. A pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) registrou alta de 0,94%, impactada por aumentos em todos os grupos: Alimentação (0,97%), Produtos Não Alimentares (1 %), Serviços Públicos (0,25%) e Outros Serviços (0,97%).

A alta no grupo Alimentação, a maior do ano, foi puxada por aumentos significativos nos produtos industrializados (1,30%) e de elaboração primária (1,27%), apesar da redução nos hortifrutigranjeiros (-0,82%).

O resultado foi 0,19 ponto percentual inferior ao índice de março, que teve variação de 1,13%. Em comparação com abril de 2014 (que registrou 0,50%), houve aumento de 0,44 ponto percentual. Já o acumulado dos últimos doze meses chegou a 8,35%, sendo que no primeiro quadrimestre do ano o acumulado é de 4,27%.

Os dados para o índice do mês foram coletados entre 30 de março e 27 de abril de 2015. Confira o relatório mensal e a série histórica do IPC na página do Custo de Vida, no portal da Udesc Esag.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag, em trabalho coordenado pelo administrador Hercílio Fernandes Neto, egresso da instituição.Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img