16.9 C
fpolis
sexta-feira, outubro 22, 2021
cinesytem

Alunos da UFSC participarão de competição nacional de projetos automotivos em São Paulo

spot_img

Alunos da UFSC participarão de competição nacional de projetos automotivos em São Paulo

spot_img

Alunos dos cursos de engenharias da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participam em outubro de mais uma edição da Fórmula SAE Brasil, uma competição entre projetos de engenharia automotiva desenvolvidos por universitários de todo o país. Essa é a quarta vez que a equipe composta por aproximadamente 30 acadêmicos, denominada Fórmula UFSC, participa do evento, realizado em Piracicaba, no interior de São Paulo. As informações são da Agência Alesc.

Para participar da competição, os alunos projetam e constroem um carro do tipo monoposto (semelhante aos carros da Fórmula-1). Segundo o professor Rodrigo de Souza Vieira, orientador do grupo, os trabalhos foram iniciados em dezembro, com a elaboração do projeto de dois carros: um com motor a combustão e outro com motor elétrico. Em maio, os estudantes iniciaram a montagem dos veículos, que já está na fase final. Até o fim de setembro, os carros serão testados em um circuito localizado no Norte de Florianópolis.

Os alunos fabricam a maior parte dos componentes dos carros. Os chassis, por exemplo, são feitos de aço. A carenagem é produzida em fibra de vidro. O grupo recebe o apoio de alguns patrocinadores e da própria UFSC.

A etapa 2014 da Fórmula SAE será disputada entre 17 e 19 de outubro, em um circuito de testes em Piracicaba. São aproximadamente 30 equipes, reunindo 600 acadêmicos de todo o país. A competição é dividida em várias provas. Primeiramente, ocorre a análise do projeto, no qual são avaliados os custos, a inovação tecnológica apresentada, entre outros quesitos.

spot_img
spot_img