27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Alunos da UDESC promovem Exposição Traquinagens no Teatro de Bonecos

spot_img

Alunos da UDESC promovem Exposição Traquinagens no Teatro de Bonecos

spot_imgspot_img

Está aberta à visitação a exposição Traquinagens no Teatro de Bonecos que reúne cerca de 25 bonecos confeccionados por estudantes do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) para a montagem de 3 peças curtas: A Viúva Assanhada, É de Morte e A Noiva e o Diabo. As peças e os bonecos foram criados com o objetivo de estudar uma das mais ricas manifestações do teatro de bonecos popular brasileiro: o Mamulengo.

Em alguns estados do nordeste brasileiro, mais especialmente em Pernambuco, existe uma forma de teatro de bonecos conhecida como Mamulengo. O Mamulengo, assim como outras formas de manifestação do teatro popular brasileiro, tais como o Teatro de João Redondo, Cassemiro Coco, Babau, e danças dramáticas como o Bumba-eu-Boi, Cavalo Marinho e Boi-de-Mamão, para citar algumas expressões, continuam estimulando os processos criativos de grupos de teatro em diversas regiões do país.

Na encenação das peças curtas criadas pelos estudantes foram privilegiados alguns elementos recorrentes nestas formas de teatro popular: o riso, o comportamento desconcertante dos bonecos, o canto, a dança, a pancadaria como solução para os conflitos e muita traquinagem. Além disso, há uma personagem comum nas peças: o diabo que engana, mas também é enganado.

Os bonecos que integram a exposição foram confeccionados obedecendo, predominantemente, as técnicas de luva e vara e o uso de muitas cores. Participam da exposição os estudantes: Aline Takachima, Elisângela dos Santos, Emanuele Matiello, Isadora Peruch, Wagner Simões, Izabela Quint, Katiuscia Hecker, Marina Cajueiro, Rafaela Ribeiro, Rodrigo Resende, Sonia Velloso e Vanessa Civiero.

A curadoria e montagem da exposição é de Sonia Velloso.

Serviço:

Exposição Traquinagens no Teatro de Bonecos
Período: 08 a 30 de julho
Local: Vitrine da loja Parlenda na Av. Madre Benvenuta, nº1428 –
Bairro Santa Mônica – Florianópolis – (48) 3025-4595
Gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img