18 C
fpolis
sexta-feira, junho 21, 2024
Cinesystem

Amanhã, ação lúdica no Instituto Collaço Paulo reúne a família

spot_img

Amanhã, ação lúdica no Instituto Collaço Paulo reúne a família

spot_imgspot_img

Joana Amarante/Foto Divulgação

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação faz um convite às famílias e à comunidade para interagirem a partir da exposição “Etérea” por meio da atividade “Vitral: Experiência com Luz”. O Sábados com Arte amanhã, dia 25, entre 14h e 15h30, propõe aos participantes, após a mediação em torno da mostra, a construírem um pequeno vitral usando papel. Uma forma lúdica de entender como as cores trabalham com a luz e a importância desse elemento, dessa janela nas arquiteturas ao longo dos séculos.

Sábados com Arte é um dos programas da instituição, um espaço voltado à criatividade, ao conhecimento e à boa conversa. Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo, e Marcello Carpes, arte educador, realizam a experiência de ateliê que busca aliar aprendizagem e descontração. Gratuito, o acesso à participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Múltiplas relações

A mostra, aberta até 29 de junho, reúne cerca de cem obras, entre trabalhos artísticos e artefatos que se aproximam pelo sagrado. O conjunto se situa entre os séculos 14 e 21 e abarcam distintas materialidades e linguagens – bronze, cerâmica, madeira, pintura, escultura, entre outras. “Etérea” estabelece relações entre ritos, mitos e símbolos, um modo como as tradições religiosas adotaram para se comunicar com os fiéis. Entre tempos imemoriais, o antigo e a atualidade, com “suas heterogêneas abordagens”, como diz a curadora Francine Goudel, a exposição propõe conexões entre aspectos materiais e espirituais de gerações distintas.

Sensibilização e conhecimento

O Núcleo Educativo atua na promoção da arte em favor da sensibilização e da amplitude do conhecimento em torno das exposições. Entre as atividades sob sua responsabilidade, além do Instituto Conversa, há os Sábados com Arte, o Instituto Entrevista e todo o atendimento de escolas públicas e privadas, empresas do terceiro setor e o público espontâneo. Com entrada gratuita, abertos à comunidade, os agendamentos para visitas mediadas podem ser feitos no formulário encontrado em http://institutocollacopaulo.com.br/educativo/

Transformação socioeducativa

Uma coleção de arte carrega conexões profundas entre o passado, o presente e o futuro. Complexo, o colecionismo pode ser um pilar de atuação na busca de conhecimento em diferentes áreas do saber e, assim, transformar realidades socioeducativas. Com essa convicção, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, entidade sem fins lucrativos fundada em 2022, se associa à história artística e cultural de Florianópolis. A Coleção Collaço Paulo, de Jeanine e Marcelo Collaço Paulo, tem a missão de compartilhar e promover a arte sobretudo por meio de exposições e de programas de cunho educativo voltados à comunidade.

SERVIÇO

O quê: Sábados com Arte Vitral: Experiência com Luz – visita mediada + atividade prática

Quando: 25.5.2024, 14h às 15h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito. Participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas

Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis

O quê: exposição “Etérea”

Quando: Até 29.6.2024; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img