15.4 C
fpolis
terça-feira, maio 14, 2024
Cinesystem

Ampliação na Estação de Tratamento de Água da Grande Florianópolis deve ser concluída em outubro

spot_img

Ampliação na Estação de Tratamento de Água da Grande Florianópolis deve ser concluída em outubro

spot_imgspot_img

Está previsto para outubro deste ano a conclusão das obras do flocodecantador na Estação de Tratamento de Água (ETA), no alto do Morro dos Quadros, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Na obra, serão investidos R$ 18 milhões e até o momento, com quase 70% dos trabalhos concluídos, já foram aplicados R$ 9,3 milhões. O sistema deverá estar pronta para entrar em operação em dezembro. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

A obra contempla a construção de um flocodecantador, sistema que vai agregar mais duas etapas intermediárias ao atual sistema de tratamento. Depois de pronta, vai ampliar a capacidade de tratamento de água em até 50%, possibilitando que a produção na ETA Cubatão passe dos atuais dois mil litros por segundo para três mil.

O engenheiro de construção da Casan, Fábio Krieger, explicou o funcionamento do flocodecantador e os seus benefícios no tratamento da água. “O dispositivo de floculação e decantação é responsável por separar a água das partes sólidas que chegam até a estação com o uso de produtos. É como limpar a piscina da sua casa quando está turva. Toda sujeira vai para o fundo, depois é removida, tratada e levada para um aterro sanitário”.

A estrutura, que está sendo construída em uma área de 3,8 mil metros quadrados ao pé do Morro dos Quadros, deve contribuir também para melhoria da qualidade e da vazão da água que abastece Florianópolis, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça, beneficiando 750 mil habitantes. A previsão para conclusão é outubro de 2015 e deverá estar pronta para entrar em operação em dezembro.

Conhecida como ETA Cubatão, a estação José Pedro Horstmann, recebeu o nome de um antigo funcionário da Casan. É considerada a maior unidade de tratamento de água do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis. Foi projetada e construída na década de 1980 para tratar água com baixíssimo nível de turbidez, captada no rio Vargem do Braço, conhecido como Pilões. Hoje, capta água também no rio Cubatão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img