fique por dentro de floripa

- Turismo - Anfiteatro em meio à natureza é inaugurado em SC

17.05.2019

Anfiteatro em meio à natureza é inaugurado em SC

17.05.2019
Anfiteatro em meio à natureza é inaugurado em SC
Foto: Fatma/ Divulgação

Nada é mais maravilhoso que o espetáculo da natureza. Ainda mais quando é possível assistir ao show na plateia, de camarote. Assim é a Reserva São Francisco, em Nova Veneza, interior de Santa Catarina, que inaugurou nesta quinta-feira, 16 de maio, o anfiteatro, especialmente construído para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental que contemplem crianças de comunidades da região.

 A Reserva São Francisco, grande parceira da Reserva Biológica Estadual do Aguaí, em Siderópolis, Unidade de Conservação administrada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a partir de agora amplia as iniciativas voltadas à educação ambiental. Por ano, devem passar no anfiteatro, no mínimo, 1 mil crianças.

As primeiras 35 foram estudantes do Ensino Fundamental da Escola Municipal Augusto Mondardo, da Comunidade São Bento Alto, vizinha da Reserva São Francisco. Na atividade em meio à natureza, os alunos receberam diversas orientações sobre a preservação da natureza, sobre as espécies de animais nativas da região, além de participarem ao responder perguntas e compartilhar informações sobre a realidade ambiental das comunidades em que residem. 

De acordo com a proprietária da área e uma das idealizadoras do projeto, Marli Bortolin, a ideia do anfiteatro surgiu da necessidade de um ambiente aberto para que durante as aulas e palestras o espectador não perdesse o contato com a beleza natural do local. “Queríamos uma arquitetura que não interferisse no ambiente. Então, nasceu a ideia do anfiteatro em forma de semicírculo, com linhas curvas, uma forma mais orgânica e integrada à natureza”.

Antes de retornarem à escola, os alunos fizeram a Trilha. Com cerca de 350 metros, o percurso tem como recompensa a visitação à uma cachoeira com, aproximadamente, 20 metros. A beleza da queda da água incrustada entre pedras e natureza faz qualquer caminhada valer a pena, além de despertar nos pequenos a proximidade com a natureza e a importância de preservá-la.

Como guias das atividades e da trilha, representantes do Instituto Felinos do Aguaí, projeto no entorno da Reserva do Aguaí, que promove importantes iniciativas em prol do meio ambiente. Entre elas, palestras que contam com a participação dos alunos e trilhas interpretativas, além de atividades desenvolvidas nas escolas quando solicitado.

A partir de agora o Felinos do Aguaí, assim como a Reserva São Francisco, e os projetos ambientais do entorno, ganham mais um espaço para a realização de programas ambientais. “A inauguração deste anfiteatro vai fortalecer a conexão da Reserva São Francisco com a Reserva do Aguaí, o que, além de propiciar a ampliação de áreas protegidas, oferece uma opção a mais para as escolas e para os estudantes estarem em meio à natureza”, destacou a bióloga e pesquisadora do Instituto Felinos do Aguaí, Micheli Ribeiro Luiz.

A Reserva São Francisco é um projeto particular desenvolvido pela preocupação e pela vontade de um casal em proteger o meio ambiente. A área de 1.300 hectares de Floresta Ombrófila Densa está em estágio avançado de regeneração.

O local, que abriga e protege diversas nascentes e uma grande biodiversidade de fauna e flora, é o palco natural deste anfiteatro que passa a receber privilegiados espectadores. Dia após dia, folha a folha, gota a gota, espécie a espécie, está o espetáculo da natureza. E o melhor, o show nunca acaba, dificilmente se repete e sempre surpreende, merecendo todos os aplausos e saudações.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Florianópolis destaque como destino para eventos

13.09.2019

Florianópolis destaque como destino para eventos

Programa Viagem + estreia domingo na RIC

10.09.2019

Programa Viagem + estreia domingo na RIC

Floripa Airport apresenta novo aeroporto para trade de Balneário Camboriú

05.09.2019

Floripa Airport apresenta novo aeroporto para trade de Balneário Camboriú

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.