19.1 C
fpolis
quinta-feira, dezembro 2, 2021
cinesytem

Angela Amin será sabatinada na ACIF nesta terça

spot_imgspot_img

Angela Amin será sabatinada na ACIF nesta terça

spot_img

No encontro, entidade irá entregar reivindicações da classe empresarial

A deputada federal Angela Amin (PP) encerra nesta terça-feira (dia 21), às 20 horas, o ciclo de encontros com os principais candidatos ao Governo do Estado, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Assim como aconteceu com Raimundo Colombo (DEM) e Ideli Salvatti (PT), a entidade espera conseguir o apoio e o compromisso da candidata com questões consideradas prioritárias pela classe empresarial: realização da reforma tributária, investimentos em infraestrutura e educação, nova forma de gestão na área de segurança pública e definição de uma política de saneamento.

As prioridades foram apontadas por meio de pesquisa realizada junto aos 2,4 mil associados. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) entregará, durante o encontro, a Cartilha Voz Única, documento que contém reivindicações do setor empresarial de todas as regiões do Estado.

Para as eleições, a ACIF criou ainda um hot site (www.acif.org.br/eleicoes2010), no qual traz uma série de informações sobre a atuação da entidade durante as eleições. No site é possível conferir, por exemplo, as ações que 29 candidatos com base eleitoral na Grande Florianópolis (deputados estaduais e federais, senadores e governadores) planejam em relação às cinco reivindicações da entidade.

Resumo das propostas da ACIF

1) Compromisso com a proposta de reforma tributária ACIF/FACISC

A proposta tem como objetivo simplificar o processo de cobrança tributária, garantindo maior eficiência, e de desonerar custos de empresas e pessoas físicas. Os dois grandes pilares da proposta se encontram no novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substituiria os tributos sobre o consumo (PIS, Cofins, Cide, IPI, ICMS e ISS), e no novo Imposto sobre Movimentação Financeira (IMF), que seria definitivo e permitiria substituir vários tributos que oneram as empresas e as famílias.

2) Infraestrutura

A entidade identifica a necessidade de execução de quatro projetos: novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz; implantação do “Contorno de Florianópolis”, entre Tijucas e Palhoça; acessos rodoviários ao aeroporto, interligando as principais rodovias estaduais que cortam a Ilha, e implantação do transporte marítimo (terminal, turístico e de carga).

3) Segurança

A ACIF defende uma nova forma de gestão, na qual haja maior entrosamento entre os diferentes órgãos (PM, PC, Guarda Metropolitana), que passariam a desenvolver ações conjuntas. Entre essas ações, combate ostensivo à informalidade e ao tráfico de drogas.

4) Educação

Para melhorar o contexto atual, a Associação defende ações focadas nos professores (avaliação por produtividade, por exemplo) e em programas direcionados ao ensino médio e profissionalizante como implantação de rede estadual de ensino a distância e parcerias entre as instituições de ensino e iniciativa privada para o desenvolvimento de pesquisas voltadas às demandas do setor produtivo.

5) Saneamento básico

Entre as propostas, está a parceria entre os municípios da região para a criação de um consórcio público regional para exploração dos serviços de água e esgoto, com meta de cinco anos para a solução definitiva, e a implantação de uma usina de tratamento térmico para o lixo urbano.

Serviço

O que: Encontro com Angela Amin, dentro do ciclo com os candidatos ao Governo do Estado, promovido pela ACIF.

Quando: Terça-feira (21), às 20h.

Onde: Auditório da ACIF, rua Emílio Blum, 121, Centro.

spot_img
spot_img