22.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Anita Prestes palestra sobre os 90 anos da Coluna Prestes nesta quarta-feira na UFSC

spot_img

Anita Prestes palestra sobre os 90 anos da Coluna Prestes nesta quarta-feira na UFSC

spot_imgspot_img

Nesta quarta e quinta-feira, 29 e 30, a historiadora, doutorada pela Universidade Federal Fluminense, Anita Leocádia Prestes estará em Florianópolis para eventos comemorativos dos 90 anos da Coluna Prestes, a maior marcha armada da história mundial.

Nesta quarta-feira, 29, Anita irá proferir uma palestra no Auditório do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 19h. No dia seguinte, irá participar de uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, também às 19h.

A Coluna Prestes reuniu militares e civis, que percorreram 25 mil quilômetros, desde Santo Ângelo, Rio Grande do Sul até a fronteira com a Bolívia. A marcha mostrou a insatisfação da população com a República Velha e os governos de Arthur Bernardes e em seguida, Washington Luís. Exigiam o voto secreto e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população.

A historiadora é filha de Olga Benário e Luís Carlos Prestes, nasceu no campo de concentração de Barmimstrasse, Alemanha, após sua mãe ser deportada pelo governo de Getúlio Vargas. Anita foi a pesquisadora que mais estudou a vida de Prestes. Autora de livros como A Coluna Prestes (1997) e Uma epopeia brasileira: A Coluna Prestes (2009), aposentou-se em 2007 e dá palestras sobre a vida de seus pais pelo país inteiro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img